Biblioteca Viva

domingo, 17 de março de 2019

MERGULHAR NA LEITURA




MERGULHAR NA LEITURA…

«Mostrai-me as anémonas, as medusas e os corais / Do fundo do mar. / Eu nasci há um instante.»

São estes versos de Sophia que logo nos afloram à memória, quando mergulhamos na magia de um recife de coral, construído com peças em croché, da autoria de STOL - Science Through Our Lives, um Projeto de Comunicação de Ciência do Departamento de Biologia da Universidade do Minho.
Celebrando-se, este ano, o centenário da escritora, a Biblioteca Escolar Inês de Castro decidiu homenagear Sophia com uma exposição de textos, nascidos do fundo do mar, cruzando-os, naturalmente, com a poesia destes corais em croché.
A esta exposição quis associar-se uma outra, a dos fantásticos trabalhos produzidos pelas crianças da Educação Pré-escolar do AECO, que, ao longo do mês de março, virão ouvir histórias sobre as profundezas dos mares, as maravilhosas criaturas que os habitam e a importância de nos unirmos todos para lutarmos contra as terríveis formas de poluição que ameaçam destruir os nossos oceanos.

E as leituras, ao longo do mês de março, não ficam por aqui…

Entre outras atividades, realizar-se-ão
. sessões de promoção da leitura da obra OS PIRATAS, de M. António Pina, dirigidas aos alunos de 6.º ano, da obra LEANDRO, REI DA HELÍRIA, de Alice Vieira, dirigidas aos alunos de 7.º ano, da obra AQUILO QUE OS OLHOS VEEM OU O ADAMASTOR, de M. António Pina, dirigidas aos alunos de 8.º ano, dinamizadas por um formador do Projeto «Mundo Brilhante»;
. um encontro com a escritora Raquel Ramos, na Casa Municipal da Cultura de Coimbra, no qual os alunos do 6.º E apresentarão um trabalho elaborado a partir da obra Episódios da Vida de um Jovem Gato;
. sessões de leitura partilhada de textos produzidos no âmbito do Desafio de Escrita Criativa «100 Palavras Para Contar Uma História de Dignidade»;
. um encontro com o escritor (e apicultor) Paulo Santos, em torno da coleção «As Aventuras da Cuscas», para todos os alunos de 5.º ano.

O Senhor do Seu Nariz, de Álvaro Magalhães




O grupo de teatro AtrapalhArte tem em cena, no presente ano letivo, o espetáculo «O SENHOR DO SEU NARIZ», baseado na obra homónima de ÁLVARO MAGALHÃES, a qual integra a lista de obras de referência para Educação Literária das Metas de Aprendizagem previstas para o 3.º ano.

Não querendo perder a excelente oportunidade de verem levada à cena uma obra que leem e estudam nas suas aulas, os alunos dos 1.º, 2.º, 3.º e 4.º anos da EB1 de Espírito Santo das Touregas, dos 1.º, 2.º, 3.º e 4.º anos da EB1 de Póvoa de S. Martinho, os alunos dos 3.º e 4.º anos da EB1 de Cruz de Morouços e os alunos do 3.º ano da EB1 de S. Martinho do Bispo, num total de mais de 130 alunos, deslocaram-se ao Auditório do Instituto do Sangue, espaço vizinho da Escola EB 2/3 Inês de Castro, a fim de assistirem ao espetáculo.
A festa foi o que se viu...


segunda-feira, 21 de maio de 2018

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA | 12.ª EDIÇÃO | 24 de MAIO de 2018



No âmbito do Concurso Nacional de Leitura, o concelho de Coimbra será representado, na Prova Intermunicipal, no 1.º Ciclo, por um aluno da EB1 de Almas de Freire, do AECO! 
MUITOS PARABÉNS!

O programa será o seguinte:


 BOM TRABALHO! BOA SORTE!


terça-feira, 17 de abril de 2018

HÁ POESIA na ESCOLA

   
   


     


   



   



      E à pergunta «Há Poesia na Escola?» responderam, de forma eloquente, os alunos da Escola Inês de Castro. 
      Aqui fica o registo...




sexta-feira, 13 de abril de 2018

MARÇO, MÊS DE LEITURA (S)



ENCONTRO COM O ESCRITOR

ALEXANDRE PARAFITA





    A obra de Alexandre Parafita, autor com experiência no jornalismo, docência, investigação e ensaísmo, faz parte do PNL, integrando manuais escolares de vários níveis de ensino.

      No dia 6 de março, os alunos do 6.º D, cuidadosamente preparados pela professora Otília Mignon, foram conhecer este escritor, levando-lhe, como generoso presente, a leitura dramatizada de um texto coletivo, elaborado a partir de uma recolha de textos do autor.
      Portaram-se muito bem na apresentação deste trabalho, o qual agradou visivelmente ao autor!
      MUITOS PARABÉNS A TODOS!



OLIMPÍADAS DA ORTOGRAFIA


      Numa articulação entre a Biblioteca e as docentes da disciplina de Português do 2.º Ciclo, realizou-se, na manhã do dia 7 de março, na Biblioteca Escolar, a 2.ª Fase das Olimpíadas da Ortografia 2017-18.
          Muitos parabéns a todos os participantes!
          Muitos parabéns aos vencedores!


RESULTADOS FINAIS - 5.º ANO

1.º LUGAR

F. M. D.

5.º E

N.º 7

2.º LUGAR

B. S. D. C.

5.º C

N.º 2

3.º LUGAR

G. M. L.

5.º D

N.º 7


RESULTADOS FINAIS - 6.º ANO

1.º LUGAR

C. R. M. M.

6.º A

N.º 5

2.º LUGAR
(ex aequo)

A. S. B. F.

6.º B

N.º 1

2.º LUGAR
 (ex aequo)

E. R. C. A.

6.º A

N.º 7




«LER CINEMA na BIBLIOTECA»



        Nos dias 8 e 13 de março, os alunos do 8.º A, 8.º C e 8.º D, com a calorosa orientação da professora Teresa Paula Lopes, «leram cinema», numa atividade resultante da articulação entre o Plano Nacional de Cinema, as disciplinas de Português, Educação Visual e a Biblioteca Escolar.
        A surpreendente e desafiante viagem proposta aos alunos passou pelo visionamento de pequenos filmes de animação como Out of the Box, Man, Happiness, Delivery, The Legend of the Crabe Phare e Piper. E que belas leituras os alunos deles fizeram...


O TEATRO VEIO À BIBLIOTECA!




        No dia 12 de março, os alunos do 6.º A, 6.º B, 6.º C, 6.º D, 6.º E e 6.º F tiveram oportunidade de assistir ao divertido espetáculo «OS PIRATAS», encenado pela companhia de teatro «Caixa de Palco», a partir da obra homónima de Manuel António Pina.
        No final da sessão, os alunos que ainda não tinham tido oportunidade de ler a obra mostraram-se muito motivados para enfrentar essa tarefa.
        Que boa forma de promover a leitura!


       A nossa Biblioteca recebeu ainda a visita do espetáculo «O PRÍNCIPE NABO», baseado na obra homónima de Ilse losa e encenado pela companhia de teatro AtrapalhArte.




       Cheios de entusiasmo, os alunos do 5.º A, 5.º B, 5.º C, 5.º D e 5.º E, que  em breve irão estudar este texto dramático nas aulas, aplaudiram a inspirada e refrescante leitura da obra que lhes foi apresentada... 

























      Março foi, de facto, um mês de boas leituras!




quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

UM CASTANHEIRO CONTA ÀS OUTRAS ÁRVORES A HISTÓRIA DA SUA VIDA...




Um castanheiro conta às outras árvores 
a história da sua vida     


    “Era dia de assar castanhas naquele lar. Eu e as minhas irmãs castanhas fomos lançadas no assador. Tive sorte, bati na asa e caí para trás de uma arca. 
   Fiquei ali uns tempos, até que a dona da casa, fazendo as limpezas, me encontrou e, alvoraçada, chamou o marido. Este ficou admirado, pois eu já tinha um grelo com meio metro. 
  Cavou um buraco na terra e ali permaneci, naquela escuridão, até ver a chama do Sol.”

José dos Santos
87 anos, avô
29/11/17

        

              Foram estas luminosas e fecundas palavras que, na tarde do dia 21 de dezembro, abriram a sessão de leitura partilhada de textos apresentados pelos pais, encarregados de educação, familiares e alunos do 9.º A, no âmbito do Desafio de Escrita Criativa «88 Palavras para Contar uma História de Natal». 
          Esta sessão resultou de uma iniciativa dos alunos, que, atendendo à expressiva adesão a este desafio (o qual contou com a participação de todos os alunos da turma bem como a de nove familiares, entre eles um jovem avô de 87 anos...), organizaram este encontro, para o qual convidaram todos os pais e familiares, os professores da turma e a Coordenadora da Escola.

           As sábias palavras do"avô-castanheiro" deram o mote e a magia do que se seguiu ficará gravada na memória de todos... 





domingo, 7 de janeiro de 2018

88 PALAVRAS PARA CONTAR UMA HISTÓRIA de NATAL...


Como estarão lembrados, o nosso difícil «Desafio de Escrita Criativa» consistia em contar uma história de Natal, protagonizada por uma árvore, utilizando apenas 88 palavras, sendo duas delas, obrigatoriamente, «chama» e «escuridão».

Missão impossível?...

Longe disso, a avaliar pela enorme variedade, qualidade e criatividade dos textos apresentados!







MUITOS PARABÉNS A TODOS OS PARTICIPANTES!




sábado, 9 de dezembro de 2017

O 6.º F deseja BOAS FESTAS a TODOS!





Muitos parabéns aos alunos e ao professor de Educação Tecnológica do 6.º F por este magnífico presépio, todo ele criado a partir de materiais reciclados!




quinta-feira, 23 de novembro de 2017



O inverno

Chegou o inverno. Sinto a sua chegada dentro de mim. Lá fora, as árvores devem sentir o mesmo. As suas bonitas folhas, enregeladas, caem formando um manto colorido sobre a geada da manhã. Gosto do inverno, de ouvir a chuva a cair e a formar poças de água, de estar em casa à lareira a comer castanhas. É reconfortante.
Apesar do frio, a árvore não cedeu! A minha árvore que plantei há muito tempo, num jardim ainda despido. Lembro-me de quando era mais nova me encostar a ela. Era como se me abraçasse e me envolvesse no seu tronco rígido mas acolhedor. Estendia para mim uma cama fofa de folhas coloridas, vermelhas, amarelas, castanhas... Podia passar lá horas e horas, envolvida pelo silêncio. Costumava ler-lhe histórias e falar com ela, pois, na minha inocência, acreditava que os seus frutos ficariam mais doces e as suas flores mais belas.
Agora sinto que ela também está mais velha, que as folhas já não brilham tanto, que o seu tronco já não se molda em mim. Apesar disso, continuo a sentir a sua presença e a acreditar que vai sempre ser assim! 
A.M.P., 9.º A



O Mundo do Presente do Conjuntivo


Que haja paz,

Que se possa acabar com a violência!

Que se torne feliz cada homem,

Que se respeitem os mais velhos,

Que não se discrimine ninguém pela raça ou pela fé.

Que se acabe com a poluição:

Que se plantem árvores e flores,

Que se protejam as espécies,

Que os rios estejam limpos e livres.

Que os oceanos banhem praias limpas.

Que os plásticos desapareçam do mar.

Que se crie um mundo melhor

Onde haja felicidade!

                                                  Alunos do 6.º D


terça-feira, 7 de novembro de 2017

DESAFIO DE ESCRITA CRIATIVA




«88  PALAVRAS PARA CONTAR UMA HISTÓRIA DE NATAL»

           Margarida Fonseca Santos, com vários livros publicados, na sua maioria para crianças e jovens, orienta oficinas de escrita criativa e defende que «a magia das histórias curtas» nasce, sobretudo, do «equilíbrio entre aquilo que se quer contar e aquilo que se permite ao leitor adivinhar em cada frase». Garante-nos ela que «passamos uns bons minutos, de língua de fora, como quando temos de recortar uma figurinha complicada, a contornar as palavras dispensáveis, a esconder segredos, a descobrir como se pode dizer tanto… escrevendo tão pouco!»

            Por concordarmos inteiramente com o que esta escritora nos diz, o desafio que te lançamos é que nos contes uma história de Natal… em 88 palavras!


            O teu texto deverá:

            - ter uma árvore como personagem principal;
            - incluir obrigatoriamente as palavras «chama» e «escuridão»;
            - apresentar rigorosamente 88 palavras.


            Envia a tua história para o endereço eletrónico beicastro@aecoimbraoeste.pt , até ao próximo dia 08 de dezembro!
            Não te esqueças de identificar o trabalho com o teu nome, número, turma e ano.

            As melhores histórias serão divulgadas numa exposição e/ou publicadas no blogue da Biblioteca (identificadas apenas com as iniciais do teu nome). Talvez haja uma surpresa!


DESAFIA A TUA CRIATIVIDADE e PARTICIPA!


A equipa da Biblioteca Escolar

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Os Fantásticos LIVROS VOADORES do 5.º E

Em novembro, foi a vez de os alunos do 5.º E se deslocarem à Biblioteca Escolar a fim de conhecerem o premiado filme «Os Fantásticos Livros Voadores do Senhor Morris Lessmore».

Após o atento visionamento deste belíssimo filme de animação, os alunos caracterizaram as personagens, identificaram tempos, descreveram espaços, reconstituíram a ação, discutiram ideias, descobriram sentidos…
E assim nasceu o conjunto dos fantásticos trabalhos que aqui deixamos.



Muitos parabéns a todos os alunos pelo dedicado trabalho que desenvolveram e pela sensibilidade demonstrada.

sexta-feira, 13 de maio de 2016

«OH! QUE MARÉ TÃO DE PRATA!»



Foi uma verdadeira «maré de prata» aquela que levou a Lisboa, no luminoso dia 28 de abril, os alunos do 9.º A, 9.º B e 9.º C do AECO.

Guiava estes «valentes remadores» o propósito de assistir à tão esperada representação teatral do Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, no assombroso cenário do claustro do Mosteiro dos Jerónimos, de visitar o Museu Nacional de Arqueologia e de conhecer, aprofundadamente, o Museu da Eletricidade.
De acordo com o testemunho de alunos e professores, esta Visita de Estudo, realizada no âmbito das disciplinas de Português, História e Físico-Química, atingiu plenamente os seus objetivos!
Aqui fica o registo fotográfico.




terça-feira, 19 de abril de 2016

«Árvores são poemas que a terra escreve para o céu» (Khalil Gibran)


Sabendo nós que «Todo o tempo é de poesia / Desde a névoa da manhã / à névoa do outro dia» (como, inspiradamente, nos ensina António Gedeão), não quisemos deixar de assinalar o Dia Mundial da Árvore e o Dia Mundial da Poesia, que se celebram, como é sabido, no dia 21 de março.
A título de exemplo, aqui fica o registo de textos primorosamente elaborados por alunos do 5.º A, 5.º B, 5.º C, 6.º C e de alguns dos belos textos produzidos quando alunos da EB1 de S. Martinho do Bispo, EB1 da Póvoa de S. Martinho, EB1 de Almas de Freire, EB1 de Espírito Santo das Touregas, EB1 da Cruz de Morouços e EB1 de Fala, no âmbito da Academia da Páscoa, visitaram a Escola Inês de Castro.

terça-feira, 12 de abril de 2016

INÊS DE CASTRO A LER +


Na manhã do dia 15 de março, os alunos do 5.º B e do 5.º C da Escola Inês de Castro juntaram-se aos colegas das Escolas de Taveiro, Martim de Freitas, Quinta das Flores e S. Silvestre, para, todos juntos, na Casa da Cultura de Coimbra, celebrarem o encontro com a escritora Ana Maria Magalhães.
Vestidos a rigor, os alunos do 5.º B apresentaram o belo trabalho «Receita para Viver Aventuras», a que se seguiu a divertida dramatização, pelos alunos do 5.º C, do 1.º capítulo da obra Uma Aventura na Quinta das Lágrimas.

Parabéns a todos os alunos pelo seu excelente desempenho!



segunda-feira, 11 de abril de 2016

CONCURSO «HÁ POESIA NA ESCOLA» | 7.ª Edição

CONCURSO DE POESIA 2016 - RESULTADO FINAL

1.º CICLO

1.º prémio

Francisca Melo Barraca
EB1 Ribeira de Frades – 3.º ano
Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste

2.º CICLO

1.º prémio

Lara Silva
EB 2,3 Inês de Castro – 5.º C – n.º 9
Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste

  
3.º CICLO
3.º prémio

Mariana Pessoa
EB 2,3 Inês de Castro – 7.º C – n.º 14
Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste

Poemas a Concurso - Livro digital


quarta-feira, 23 de março de 2016

«LAÇOS DE LEITURA»


Na firme convicção de que a leitura cria laços entre o leitor e o texto, entre o texto e outros textos, entre o leitor e outros leitores, os alunos do 7.º C resolveram convidar pais, encarregados de educação e familiares para uma «aula aberta», na Biblioteca Escolar, em torno da obra de Miguel Torga.
A adesão à iniciativa não poderia ter sido mais gratificante!

E a Ana Margarida deu voz a uma opinião generalizada:
«Foi uma atividade muito importante para desenvolver a relação entre pais, filhos, familiares, professores, escritores… Apercebemo-nos de como é bom partilhar uma aula com as pessoas de quem mais gostamos. Foi uma manhã divertida, em que sentimos bem que todos estamos ligados de alguma forma.»

Fica o registo fotográfico, a acrescentar à feliz memória que momentos como estes deixam em quem neles participou...

     

OS BICHOS VIERAM À ESCOLA…


E à espera deles estavam, curiosos e entusiasmados, os alunos do 7.º e 8.º ano.
Nas aulas da disciplina de Português, tinham lido e analisado os contos «Tenório» e «Miura», da obra Bichos, de Miguel Torga, e queriam muito conhecer a leitura cénica que deles tinha feito a companhia de teatro «AtrapalhArte».

O encontro de leituras não poderia ter sido mais feliz…