Biblioteca Viva

Mostrar mensagens com a etiqueta Actividades da BE.. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Actividades da BE.. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 16 de junho de 2015

Brincando com as mãos e as palavras

Num encontro muito feliz, os alunos do 1.º ano do Curso de Animador Sociocultural da ES D. Duarte vieram à Biblioteca Inês de Castro conhecer as crianças do JI da Póvoa de S. Martinho e com elas trabalhar.
Sob a orientação atenta dos colegas mais velhos, os meninos do JI começaram por se dedicar à primorosa construção dos seus fantoches…
Criadas as personagens, seguiu-se a divertidíssima construção das histórias a que elas deram vida…




E nasceram histórias que começaram assim…

«Os Piratas Piscadores estavam sempre a piscar o olho e um dia enganaram-se no barco e entraram no barco do Capitão Gancho.
- Saiam já do meu barco – disse o Capitão Gancho.
Eles não sabiam sair porque não encontravam a saída porque estavam sempre a piscar o olho. Foi quando a Ísis viu uma coisa a brilhar:
- Olha um tesouro!»

Ou assim…

«No país dos peixes no ar, vivia um tubarão que era um grande comilão e uma noite encontrou um peixe que estava acordado pela noite inteira.
E o tubarão disse ao peixe:
- Se não dormes, eu vou-te comer!
Mas o peixinho Leonor, que era muito esperta, fugiu!
- Ah! Ah! Ah! É tão bom o tubarão enganar! Aqui neste país os peixes andam no ar e fazem coisas de encantar!»

Ou assim…

«Os cubinhos de gelo viviam muito felizes na casinha congeladora.
Um dia, a Mariana, distraída, abriu a porta da casinha congeladora e esqueceu-se dela aberta.
- Ai, ai, ai, que eu vou derreter – disse o cubinho mais novo.»

A continuação destas histórias? 

Imagine-a quem estiver à altura destes grandes autores…


segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

QUANDO «LER» RIMA COM «DEVER» E «PRAZER»


Não há dúvida de que, na nossa Biblioteca, «ler» rima com «dever» e também com «prazer».
Ao longo do mês de Janeiro, foram registadas mais de 270 requisições  para leitura domiciliária e em sala de aula.

É também isto que faz da nossa uma BIBLIOTECA FELIZ!


sexta-feira, 22 de março de 2013

«SEMANA da LEITURA 2013»

De 8 a 15 de março, uma onda gigante inundou a nossa Biblioteca, trazendo até ela o fundo do mar, habitado por algas e corais, peixes coloridos, caranguejos, polvos, golfinhos e estrelas-do-mar…

Tudo isto resultou do fantástico trabalho conjunto dos alunos das turmas do 5.º e 6.º ano, realizado no âmbito das disciplinas de EV e ET.






Ora as educadoras e os meninos de todos os Jardins de Infância também quiseram entrar na onda e vejam os maravilhosos trabalhos que fizeram:

 



Os alunos do 1.º Ciclo embarcaram igualmente nesta aventura aquática, criando poemas sobre o mar ou escrevendo deliciosos textos sobre o que aconteceria se cada um deles fosse um peixe…


E a viagem continuou com a partilha de leituras entre alunos de diferentes turmas, todos eles «A Ler o MAR»:


Assistimos à apresentação de esmerados trabalhos sobre «Os Oceanos», elaborados nas aulas de História e Geografia de Portugal, em articulação com a disciplina de EV:
  


E, com a Física, aprendemos, divertidos, que é fácil entender «Os Mares e as Marés»:


Houve memoráveis sessões de poesia em Espanhol


Sessões de contos, sessões de poesia e oficinas de escrita, em bom Português, dinamizadas por professores da escola…



… e por ilustres convidados, como a professora Ana Paula Santos, dinamizadora do Grupo de Teatro da Escola Secundária D. Duarte…



Houve eloquentes palestras que, pela mão da História, nos levaram «Por Mares Nunca Dantes Navegados»:



Deliciámo-nos com o espetáculo teatral «As (Des)Aventuras de Serafim e Malacueco na Corte do Rei Escama», pelo Grupo de Teatro “AtrapalhArte”:



E que dizer das encantadoras dramatizações feitas pelos alunos a partir das obras O Peixe Azul, de Margarida Fonseca Santos, ou Os Piratas, de Manuel António Pina?



O 8.º C teve o privilégio de conhecer a escritora Alice Vieira, a quem apresentou, no Auditório do Conservatório de Coimbra, um surpreendente trabalho elaborado a partir da obra A Arca do Tesouro… Um Pequeno Conto Musical.


E a semana não acabou sem que os alunos do 9.º ano calorosamente recebessem as professoras Anabela Lagarto e Margarida Freitas, docentes, respetivamente, de Filosofia e Inglês, da Escola Secundária D. Duarte, que a todos nos deslumbraram com a magnífica sessão «O Mar e a Identidade»:
 


E o professor Paulo Magalhães, docente de Biologia da Escola Secundária D. Duarte, que trouxe os seus alunos do 11.º A para, em conjunto, dinamizarem a interessantíssima sessão «Jovens Cientistas ao Leme». Com eles aprendemos o que são tsunamis, explorámos os oceanos, a vida nas zonas abissais e nas zonas costeiras, apercebemo-nos do impacto humano nos oceanos, ...



Muito, muito obrigado a todos!

Foi uma bela onda, esta, feita de tantas gotinhas de generosidade e dedicação!
Vai um mergulho?



 
 

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

ENCONTRO COM A ESCRITORA MARGARIDA FONSECA SANTOS

Na fria manhã do dia 21 de fevereiro, os alunos do 5.º C da nossa escola deslocaram-se à Casa da Cultura de Coimbra, a fim de participarem num encontro com a escritora Margarida Fonseca Santos que juntou todas as escolas da Rede Concelhia de Coimbra.

Após uma leitura atenta e um empenhado estudo da obra da autora O Peixe Azul, os nossos alunos apresentaram a divertida dramatização «A TV Castro entrevista o Peixe Azul». O resultado foi excelente, como documentam as fotos que se seguem…

 


sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

HOMENAGEANDO MANUEL ANTÓNIO PINA

No sentido de homenagear a obra e o escritor Manuel António Pina, o Clube de Teatro da Escola Secundária D. Duarte, festejando o Natal, visitou a Biblioteca Escolar da Inês de Castro, trazendo consigo a deliciosa leitura encenada dos contos «Mais depressa, Reis Magos, mais depressa!» e «O cavalinho de pau do Menino Jesus».
 

A atividade foi desenvolvida para um público constituído por alunos de idades bastante diversificadas, do 5.º ao 9.º ano, que calorosamente recebeu o trabalho da Trupe Leal Conselheiro.

Vejamos as reações dos alunos do 5.º B, 6.º A e 7.º B:
 



E dos alunos do 9.º A, 9.º C e 9.º D:

A todos os que não puderam estar presentes, aconselhamos vivamente a leitura destes magníficos contos de Manuel António Pina.

 

quarta-feira, 16 de maio de 2012

SEMANA DA LEITURA 2012


Nos dias 7, 8, 9, 10 e 11 de Maio, teve lugar, no nosso Agrupamento, a Semana da Leitura.

Na nossa Biblioteca, muitas foram as atividades envolvendo alunos, professores, convidados, pais e encarregados de educação.
Denominador comum a todas elas? Festejar o livro e a leitura.
Nesta Semana da Leitura, os professores quiseram partilhar a importância da leitura na sua formação e dar o vivo testemunho do prazer da sua experiência como leitores.
O professor Jorge Pereira, docente no Agrupamento de Escolas Martim de Freitas, pronta e generosamente aceitou o nosso convite, brindando-nos com uma emocionante «Hora do Conto», a que se seguiu o desafio de uma reflexão orientada pela professora Piedade Pereira:
As sessões de «Leituras Partilhadas» entre turmas, com base, maioritariamente, nas leituras realizadas no âmbito do PNL, voltaram a ser um sucesso.

A fascinante obra O Sam e o Som - Sam and Sound, de Ana Saldanha, preciosamente ilustrada por Gémeo Luís, mereceu uma atenção muito especial aos alunos do 8.º C, orientados pela professora Arminda Mendes:


Partindo da obra poética de António Gedeão, Jorge de Sousa Braga, Rui Namorado e Carlos Roque, os mesmos alunos, sob orientação das professoras Vitória Ferreira e Claudina Sousa, apresentaram-nos uma preciosa sessão de «Poesia e Ciência»:


Numa inesquecível sessão de «Leituras Com Outros Sotaques», a Una Paleja, aluna do 5.º A, e o Uvis Paleja, aluno do 6.º B, trouxeram-nos, num delicioso português aprendido em apenas alguns meses, a leitura de um conto tradicional da Letónia, país de origem destes nossos maravilhosos contadores de histórias.


Os alunos do 5.º D lançaram o desafio e os pais do Alexandre Cotrim, da Filipa Lebre, do Miguel Barroso e a tia da Leonor Santos inventaram disponibilidade (com grande esforço, como facilmente se imagina…) para nos falarem da sua experiência como leitores e das leituras que os marcaram. A atenção e o vivo entusiamo dos que os escutaram falam por si:



E tudo isto sob a égide da exposição «Retrato de um Escritor», resultado magnífico do excelente trabalho realizado, na disciplina de Oficina de Artes, pelos alunos da turma F, do 12.º ano, da Escola Secundária Quinta das Flores.


Foi bonita, a nossa Festa da Leitura!

sexta-feira, 27 de abril de 2012

«UM OLHAR SOBRE A UNIÃO EUROPEIA»







Registem-se, igualmente, as generosas palavras do Dr. Ricardo Costa, organizador da iniciativa:

«Um sentido agradecimento a todos os Alunos e Professores das Escolas da Rede de Bibliotecas de Coimbra, pelos excelentes trabalhos sobre a União Europeia que apresentaram na exposição no TAGV, tendo demonstrado um notável conhecimento sobre a UE, uma admirável criatividade e uma grande qualidade no desempenho, que muito diz desta sua geração.»

No âmbito do I Ciclo de Conferências de Estudos Europeus da Universidade de Coimbra, esteve patente, no Teatro Académico Gil Vicente, uma exposição das Escolas da Rede de Bibliotecas de Coimbra, na qual o 5.º B e as turmas A B e C do oitavo ano do nosso Agrupamento participaram, sob orientação dos respetivos professores dos departamentos de Expressões e Ciências Sociais e Humanas. O resultado foi um imponente e colorido puzzle gigante, feito de pesquisa, dedicação e criatividade.

Aqui fica o registo dessa obra coletiva, bem como dos outros trabalhos das escolas e agrupamentos participantes.