Biblioteca Viva

Mostrar mensagens com a etiqueta Actividades da BE. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Actividades da BE. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Participação no concurso de escrita criativa "E SE EU FOSSE UM PEIXE?"

 

Enquadrado no Ano Internacional para a Cooperação pela Água, declarado pelas Nações Unidas, e no ano em que o Plano Nacional de Leitura propõe que a Semana da Leitura 2013 se centre no tema «O MAR», a Biblioteca Escolar aderiu ao concurso de escrita criativa "E SE EU FOSSE UM PEIXE?" com excelentes trabalhos de algumas turmas do 1.º ciclo.

Para não sermos acusados de excesso de entusiasmo e exagero na sua avaliação, apresentamos alguns textos, cuja qualidade falará por si…

 
 
Raquel Pires
EB1 Almas de Freire
4º Ano Turma:6
 
 
João Borges
EB1 Almas de Freire
4º Ano Turma:7
 
 
João Simões
EB1 Cruz dos Morouços
4º Ano Turma: 9
 
 

Francisco Lopes
EB1 Cruz dos Morouços
3º Ano Turma: 9
 
 

Bernardo Vilela
EB1 Cruz dos Morouços
3º Ano Turma: 9
 
 
Laura Amaral
EB1 Fala
4º Ano Turma: 15

 
 
Diogo Margalho
EB1 Fala
4º Ano Turma: 15
 
 
Guilherme Mata
EB1 Fala
4º Ano Turma: 15 
 
 
  
Trabalho coletivo
EB1 Fala
3º Ano Turma: 14


Trabalho coletivo
EB1 Espírito Santo das Touregas
3º e 4º Ano Turma: 11

 


segunda-feira, 4 de junho de 2012

«CONTA-NOS UMA HISTÓRIA!»

A iniciativa “Conta-nos uma história!", promovida pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC), através da Direção-Geral da Educação (DGE), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e do Plano Nacional de Leitura (PNL), em parceria com a Microsoft, contou com 400 histórias submetidas a concurso.

Os alunos da turma 9, do 2.º ano, da EB1 de Fala, orientados pela professora Anunciação Medina, requisitaram e leram a obra É um Livro, da autoria de Lane Smith, criando, com base nela, uma divertidíssima dramatização.

Na manhã do inesquecível e extenuante dia 16 de março, os nossos artistas vieram conhecer o espaço da biblioteca e os seus recursos, mostrando um enorme entusiamo e vontade de tudo aprender.

À tarde, caracterizados a rigor, repetiram ensaios e foram feitas as gravações pelo realizador João Peixoto, com a seriedade e o profissionalismo de quem sabe do ofício.
 
Como inspiradamente resumiu o professor Daniel Peixoto, este foi «dia de sementeira».


Soube-se, agora, que obtiveram o 2.º prémio, a nível nacional, na categoria “Histórias em formato vídeo” (1.º e 2.º ano).

Pelo magnífico trabalho realizado, muitos, muitos PARABÉNS a TODOS!

quinta-feira, 29 de março de 2012

«SE PODES OLHAR, VÊ. SE PODES VER, REPARA.»

Foi no absoluto cumprimento deste ensinamento de Saramago que os alunos de várias turmas visitaram a exposição «Mulheres que Leem», apresentada, durante o mês de março e no âmbito da Semana «A Mulher e a Cultura», na Biblioteca Escolar.

Convidados a descrever, com a máxima objetividade e por escrito, a sua imagem preferida, os alunos foram depois colocados perante a exigente tarefa de apresentar as razões da sua preferência e sugerir um título para a imagem selecionada.


Foi um prazer vê-los, empenhados, a trabalhar.




Ao longo das várias sessões, muitos foram os alunos a selecionar esta imagem de Jillian Tamaki:
Ouçamos as razões do aluno Pedro Páscoa, do 8.ºD:

"Selecionei esta imagem porque, no meio de tanta escuridão, uma mulher, com o seu livro, consegue abstrair-se de tudo e entrar no mundo da leitura."

Para esta imagem, o mesmo aluno sugeriu o título "Escuridão a Cores".


O André Silva, do 9.º C, escolheu este belo quadro de Renoir:


E fundamentou a sua escolha:

"Selecionei esta imagem, porque penso que os melhores momentos da nossa vida são partilhados com a nossa família. Quando olhei para esta imagem, gostei dela porque me lembrei da minha família e dos bons momentos que já passámos juntos."


A Jessica Ferreira, do 8.º A, optou por outro assombroso quadro de Renoir:



 
E defendeu o seu ponto de vista:

"Eu gosto desta imagem, porque a mulher que está a ler omite a sua face, como se procurasse um canto do mundo só para si e para a sua leitura."

A Alice Martins, do 6.º A, sugeriu, para a imagem de Rosie Music, o belo título «Ler Apaixonadamente»:




Selecionando a imagem de Silja Gotz, acima reproduzida, o aluno José Miguel Carrilho, do 6.º B, criou o inspiradíssimo título «A LEITURA ANDA SEMPRE CONNOSCO».

Haveria melhor forma de terminar esta festa?


terça-feira, 27 de março de 2012

«A MENINA DANÇA?»

A dança é uma forma de expressão através do movimento.

Foi a esta conclusão que chegaram os alunos do 5.º A, numa surpreendente sessão dinamizada pela professora Adélia Faustino, exímia dançarina e responsável pelo Clube de Dança do nosso Agrupamento.

Depois de dançarem «KU-TCHI-CHI», uma divertidíssima dança tradicional da Alemanha, cada aluno identificou a sensação por si experimentada e dela fez o registo num quadro branco. «Liberdade», «felicidade», «alegria», «perturbação», «diversão», «vergonha» e «conforto» foram alguns dos vocábulos registados pelos alunos.

Seguidamente, todo o grupo se divertiu, ensaiando os passos de uma dança tradicional australiana. Dois magníficos pares dançaram, depois, a conhecida dança de salão CHA-CHA-CHA.

A sessão acabou em beleza, ao som da famosa Pantera Cor-de-Rosa

Aqui fica o registo fotográfico:


terça-feira, 13 de março de 2012

SEMANA «A MULHER E A CULTURA»

De 5 a 9 de março, no âmbito da comemoração do Dia Internacional da Mulher, teve lugar, no nosso Agrupamento, a Semana «A Mulher e a Cultura», na qual participaram todos os departamentos curriculares e níveis de ensino.

Foram muitas e de grande qualidade as atividades desenvolvidas por professores, alunos e convidados.

Houve palestras e conversas de ilustres convidados, como as da Dr.ª Cristina Barroso, investigadora da Biocant («A Ciência na Voz de uma Mulher»), da Dr.ª Prazeres, antiga professora do nosso Agrupamento («Um Olhar sobre a Vida de uma Mulher»), do Dr. Fernando Santos, da Cáritas de Coimbra («Questões de Género no Contexto Sociocultural»), e workshops, como o da Dr.ª Anabela Figueiredo, do Agrupamento de Escolas de Penacova («Maria Flor, na obra de Alves Redol»):



Tiveram ainda lugar palestras de ilustres professores do nosso Agrupamento: «Women: Writing is Fighting», pela professora Isabel Filipe, «Emancipação Feminina: um Processo Inacabado» e «A Condição Feminina no Estado Novo», pelo professor Serafim Duarte e «A Mulher e a Escrita», pela professora Fátima Galhim.



Os alunos da disciplina de Espanhol brindaram a escola com excelentes dramatizações de textos da autoria da aluna Rita Vaz, do 8.º C, «La Mujer… Ayer, Hoy  y Mañana?», e da aluna Carolina Cardoso, do 8.º A, «La Mujer de Antaño y la Mujer de la Actualidad».



O Grupo de Teatro da Escola Secundária D. Duarte deslumbrou-nos a todos com a sua inesquecível sessão de «Poesia no Feminino»:



Os alunos do 5.º A e 5.º B, sob a orientação do professor Armando Pelicano e a preciosa colaboração das professoras de EVT, Carla Eusébio e Teresa Cavaco, apresentaram um exaustivo e delicioso trabalho sobre «As Mulheres Matemáticas»:


No Dia Internacional da Mulher, os alunos do 5.º C e do 6.º C, sob orientação dos professores Piedade Pereira, Alexandra Ramos e João Gonçalves, deram-nos o prazer de conhecer a biografia de inúmeras mulheres que se destacaram ao longo dos tempos.


Os alunos do 8.º D, A e C, orientados pelas professoras Teresa Loja, Isabel Costa, Vitória Ferreira e Claudina Sousa, apresentaram so seus trabalhos sobre «A Mulher e a Ciência»:



Preparados pelas professoras Natália Ferreira e Celeste Barreto, os alunos do 8.ºC e 9.º B apresentaram as suas belas «Leituras no Feminino» e «A Mulher e Os Loucos Anos 20»:



Com a orientação da professora Sónia Almeida, os alunos do 8.º B apresentaram a dramatização «Alma de Mulher» e os alunos do 7.º D, o fabuloso momento musical «M de Mulher»:



Os alunos do 9.º C, num magnífico espanhol, deram-nos a ver, num trabalho realizado com a ajuda da professora Cecília Pereira, a mulher de hoje:

Foi uma semana em cheio!

A todos, professores, alunos e convidados, a biblioteca escolar agradece o empenho, o entusiasmo e a enorme qualidade do trabalho apresentado.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

ENCONTRO COM O ESCRITOR E ILUSTRADOR PEDRO SEROMENHO

Na fria e luminosa manhã do dia 14 de fevereiro, os 21 alunos do 6.ºA mal podiam esperar pela chegada do escritor e ilustrador Pedro Seromenho, com quem tinham encontro marcado, pelas 10h30, na Casa Municipal da Cultura.
O entusiasmo era grande e a lição estava sabida:
 «O autor Pedro Seromenho, que tem nacionalidade portuguesa, nasceu sob a constelação de gémeos em 1975, na cidade de Salisbúria (Harare), República do Zimbabué. Com apenas dois anos de idade, fixou-se em Tavira e mais tarde em Braga, onde atualmente reside. Embora formado em Economia, Pedro Seromenho não encontrou a paixão que procurava nos números e, depois de se experimentar como cronista em diversos sites, revistas e jornais, decidiu dedicar o seu tempo inteiramente a ilustrar e a escrever livros infantis
Da sua experiência criativa, o escritor confessa:
«Não fazia ideia do enorme prazer que é comunicar com o público jovem. De facto, são eles que me exigem uma escrita mais criativa e também sensorial. E o resto é fácil. É sonhar.»
O diálogo fácil que naturalmente se estabeleceu com os alunos foi muito animado e esclarecedor. O mais surpreendente, porém, foi ver nascer, ao vivo, a ilustração de uma história.
Foi um encontro inesquecível!

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

TOP LEITORES de JANEIRO

No mês de janeiro, durante o qual a Biblioteca Escolar registou 279 requisições de livros, os melhores leitores foram:

- Marta Alves, 6.ºA - 6 requisições
- Inês Sousa Silva, 5.ºA - 6 requisições
- Ana Pinto, 6.ºA - 5 requisições
- Marlene Brás, 5.ºC - 4 requisições
- Ricardo Pereira, 6.ºB - 4 requisições
- Susana Carvalho, 6.ºB - 4 requisições
- Uvis Paleja, 6.ºB - 4 requisições

A todos os leitores, os nossos parabéns!

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

TRABALHOS PREMIADOS NO CONCURSO POSTAL DE NATAL 2011

Com os nossos calorosos parabéns, aqui ficam os trabalhos dos quatro(!) alunos do Agrupamento premiados pelo júri do Concurso Concelhio POSTAL DE NATAL 2011:

Edgar da Ponte
JI Póvoa de S. Martinho

Afonso Duarte - 4º ano
EB1 do Espírito Santo das Touregas

Uvis Paleja - 6º B
EB 2.3 Inês de Castro
Inês Oliveira - 8º D
EB 2.3 Inês de Castro

A Biblioteca Escolar agradece a participação, criatividade e entusiasmo dos alunos dos Jardins de Infância, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do nosso Agrupamento de Escolas.
Agradece igualmente todo o empenho, profissionalismo e colaboração dos professores de EVT, EV, docentes do 1.º Ciclo e educadores de infância envolvidos nesta atividade.

O NATAL NUM POSTAL

No sentido de promover a leitura, comemorando a quadra festiva do Natal, o Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares, em colaboração com a Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares, lançou o desafio a todos os alunos de, a partir da leitura atenta de um Conto de Natal, fazer nascer um Postal.
No nosso Agrupamento, a adesão não podia ter sido mais expressiva: foram apresentados a concurso 288 trabalhos (59 da Educação Pré-Escolar, 38 do 1.º Ciclo, 105 do 2.º Ciclo e 86 do 3.º Ciclo).
A enorme qualidade dos trabalhos tornou muito difícil a seleção do júri…
Vejamos alguns dos trabalhos apresentados:

Educação Pré-Escolar:


1.º Ciclo:


2.º e 3.º Ciclos:

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

A Biblioteca Veio à Nossa Escola

«No dia 30 de novembro, a professora responsável pela Biblioteca do Agrupamento Inês de Castro veio à nossa escola, a E. B. 1 do Espírito Santo das Touregas.
Quando a professora chegou, ela mostrou-nos a surpresa que tinha preparado para nós: eram duas meninas e um menino que nos vinham contar alguns contos e declamar poesias.
No fim de contarem as histórias, continuámos com a atuação dos meninos do primeiro ano, que declamaram uma poesia sobre as vogais. De seguida, os meninos do segundo ano cantaram uma canção. Depois dois meninos do terceiro ano fizeram a representação de uma peça de teatro, os restantes declamaram um poema. A seguir, os meninos do quarto ano disseram algumas quintilhas do ”Livro dos Disparates”.
No final todos nós recebemos uma bolacha Maria de chocolate.
Gostámos muito da visita da professora e dos meninos que a acompanharam.»

Matilde Simões, 4º ano




LER É MESMO UM PRAZER!

Nunca se leu tanto e com tanto entusiasmo na nossa Biblioteca!
No mês de Setembro, em apenas duas semanas, a Biblioteca registou 129 requisições de livros.
Em Outubro, registaram-se 206 requisições.
No mês de Novembro, o número de requisições aumentou para perto de 300!
Confirmando o interesse e entusiasmo, aqui ficam as imagens:

sexta-feira, 24 de junho de 2011

REGRESSO A CASA

No dia 20 de Junho, a escola sede do Agrupamento preparou um conjunto de actividades para receber os alunos do 4.º ano de todas as escolas do 1.º Ciclo. As turmas que visitaram a Biblioteca tinham à sua espera a Inês Simões, a Patrícia Henriques e o Pedro Silva, três antigos alunos da nossa escola, que actualmente frequentam a Escola Secundária D. Duarte.
A expectativa era grande, o sucesso foi ainda maior!
«O Vampiro que Bebia Groselha», de Luísa Ducla Soares, foi a história que colheu a preferência da maioria dos ouvintes, que igualmente se deliciaram com a expressividade, o ritmo e a alegria com que foram contadas «Bolacha Maria», «Vida de Sabonete» e «Minha Rica Lã», de António Torrado.
Aqui ficam as generosas palavras que a Professora Irene Reis, de regresso à nossa escola, após quatro anos de ausência por baixa médica, quis dirigir-nos:
«Regressar é difícil, quando o fazemos por imposição e com enormes saudades do que fomos. Mas este momento de prazer fez-me sentir de novo “em casa”. A biblioteca, linda, no seu azul e verde feitos de paz, os livros coloridos, uma das minhas paixões, ouvir contar histórias com tanta expressividade, embelezou-me o coração. Aqueles “meninos crescidos”, que tão bem sabem contar histórias, tinham sido os meus meninos do 6.º ano que eu amava, talvez porque já adivinhasse que se tornariam brilhantes.
Por tudo o que estes momentos me dão, agradeço à pessoa especial que torna possível que o sonho ainda aconteça. Obrigada, Ana Isabel, por me fazeres ainda sorrir.»

Se quiseres ouvir uma das histórias, clica AQUI.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

SEMANA da LEITURA

De 16 a 20 de Maio, decorreu a nossa Semana da Leitura.
Entre muitas visitas à Feira do Livro, houve magníficas «Leituras Partilhadas» (6.ºD + 8.ºA, 7.ºA + 7.ºD, 7.ºC + 7.ºB, 6.ºA + 6.ºC, 6.ºB + 8.ºC), sessões de contos que envolveram os alunos das quatro turmas do 7.º ano, uma ida ao teatro de todos os alunos do 6.º ano para assistir ao espectáculo teatral «A Biblioteca Russa», encenado pelo Teatrão, e ainda houve tempo para os alunos do 8.º ano receberem a Promundo, essa espantosa organização juvenil de solidariedade que nos ajudou a ler o mundo como nunca o tínhamos lido.

Foi uma semana em cheio na nossa Biblioteca!

terça-feira, 3 de maio de 2011

TEATRO de MARIONETAS do PORTO

A nossa escola recebeu, na manhã do dia 2 de Maio, a visita do Teatro de Marionetas do Porto. Os alunos de todas as turmas do 8.º ano e das turmas A e D do 6.º ano puderam ouvir de perto a história de uma companhia teatral nascida no Porto, em 1988, que, centrando numa primeira fase a sua actividade na criação de espectáculos resultantes da pesquisa do património popular, revela, actualmente, uma concepção não tradicional da marioneta e o entendimento do teatro de marionetas como uma “linguagem poética e imagética evocativa da contemporaneidade”.
«Bichos do Bosque» é o título do delicioso espectáculo que trouxeram à nossa escola, explicando, pormenorizadamente, os diferentes procedimentos adoptados em cada uma das fases da sua produção e permitindo aos alunos um contacto directo com as marionetas e a sua (difícil!) manipulação.
A festa foi completa!

sexta-feira, 15 de abril de 2011

SOMOS DO TAMANHO DOS NOSSOS SONHOS

Foi com estas palavras de Pessoa que o Professor Fernando Castro, responsável da PROMUNDO, calorosamente agradeceu a espantosa recolha de alimentos, roupa, material escolar e brinquedos que, nos dias 4, 5 e 6 de Abril, teve lugar na nossa Escola. Dirigia-se a todos os que participaram nesta iniciativa, dedicando um aplauso especial aos alunos do 9.º ano, seus organizadores. Deixou ainda um agradecimento muito especial aos cinco alunos do 9.º A que, recentemente, passaram a integrar a equipa de voluntários da Promundo. São pessoas assim que deixam o mundo melhor do que o encontraram.
Aqui ficam as fotografias, para mais tarde recordar…

quinta-feira, 14 de abril de 2011

CONTRA A INDIFERENÇA

Nos dias 5 e 6 de Abril, a nossa Escola recebeu a visita do Dr. Paulo Pereira, director técnico do Centro Porta Amiga da AMI (Assistência Médica Internacional), em Coimbra. Coube aos alunos do 9.º A, B e C acolher a simpatia, a experiência, o poder de comunicação e a autenticidade de quem, diariamente, dedica a sua vida aos outros e, numa enriquecedora conversa, deu a conhecer esta organização humanitária, destinada a intervir em situações de crise e emergência e a combater o subdesenvolvimento, a fome, a pobreza, a exclusão social e as sequelas da guerra em qualquer parte do mundo.
Divulgando os objectivos globais do Departamento de Acção Social da AMI a que pertence (promover e facilitar a inclusão social de grupos com dificuldades de inserção geradoras de fenómenos de pobreza persistente), o Dr. Paulo Pereira alertou consciências, falando-nos dos tempos que correm, das gravíssimas doenças que a indiferença e a intolerância constituem e do estado de vulnerabilidade social e ambiental em que todos vivemos.

Para ilustrar o muito que se disse, nada melhor do que a simplicidade do vídeo com que inspiradamente as 3 sessões terminaram:

quarta-feira, 13 de abril de 2011

LEITURAS DE MARÇO

E no mês de Março, os melhores leitores foram…


Vejamos os títulos mais requisitados…

quarta-feira, 2 de março de 2011

PARABÉNS AOS NOSSOS LEITORES!

No mês de Fevereiro, foram os seguintes os alunos que mais livros requisitaram na nossa Biblioteca:



MUITOS PARABÉNS A TODOS!

E foram estas obras mais requisitadas no mês que terminou: