Biblioteca Viva

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

O NATAL NUM POSTAL

Para promover a leitura, comemorando a quadra festiva do Natal, a Biblioteca Escolar, em articulação com a Câmara Municipal de Coimbra e Rede de Bibliotecas Escolares, organizou o concurso «O Melhor Postal de Natal 2010».
A Biblioteca agradece a participação, imaginação, criatividade e entusiasmo dos alunos dos Jardins de Infância, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do nosso Agrupamento de Escolas.
Agradece igualmente todo o empenho e colaboração dos professores e educadores de infância.

Vamos conhecer os postais.


O trabalho da aluna Cristiana Farinha, do 6.º A, foi um dos 16 trabalhos seleccionados, pelo júri do Concurso Concelhio, para melhor Postal de Natal 2010.

Parabéns a todos os correntes!
Muitos parabéns, Cristiana!



sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

PARABÉNS AOS NOSSOS LEITORES!

Nos meses de Outubro e Novembro, os alunos que mais livros requisitaram na nossa Biblioteca foram os seguintes:



MUITOS PARABÉNS A TODOS!

E foram estas as obras mais requisitadas nos meses de Outubro e Novembro:



quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

PARTILHAR LEITURAS

No início do ano lectivo, a Biblioteca do Agrupamento foi apresentada aos seus novos utilizadores, ou seja, a todos os alunos das turmas do 5.º ano. Numa aula de Formação Cívica, acompanhados pelo Director de Turma, os alunos foram recebidos pela equipa da Biblioteca Escolar, que lhes apresentou o espaço físico, aproveitando a ocasião para explicar como está organizada a Biblioteca e quais são os direitos e os deveres dos seus utilizadores. No final de cada sessão, os alunos receberam um livro oferecido no âmbito do Projecto Ler+ Para Vencer, do Plano Nacional de Leitura.
Algumas semanas mais tarde, os alunos voltaram à Biblioteca, igualmente acompanhados pelo Director de Turma e na aula de Formação Cívica, agora para apresentarem aos colegas a obra lida por cada um e as impressões que da sua leitura guardaram.
A Marta Alves, do 5.º A, entusiasmada com a leitura do seu livro, ofereceu à equipa da Biblioteca o seguinte trabalho:

Dente Branco, adaptado do original de Jack London, conta-nos a história, passada no Alasca, de dois lobos que fugiram da alcateia para formar uma família. Tempos depois, devido ao Inverno rigoroso e à luta com predadores, apenas a mãe e uma das crias sobreviveram. Passadas algumas semanas, Kiche e a sua cria, Dente Branco, juntam-se a uns índios conhecidos de Kiche. Situações inesperadas levam à separação de mãe e filho. Kiche vai para outra tribo índia, enquanto que Dente Branco vai parar às mãos de um organizador de lutas de cães. Mais tarde é salvo dessa vida por um engenheiro e acaba por constituir família com a cadela desse mesmo engenheiro.

A minha opinião acerca do livro Dente Branco?

Gostei imenso deste livro porque, além de falar de animais, coisa de que eu gosto muito, tem também um final feliz. Resumindo: é uma história muito, muito interessante, que nos cativa desde a primeira página!
Aqui ficam algumas das minhas ilustrações preferidas
:

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

UM BOM COMEÇO!

Ao longo do mês de Outubro, os 122 alunos que frequentam o 1.º Ano no nosso Agrupamento receberam um livro, oferecido no âmbito do Projecto Ler+ para Vencer do Plano Nacional de Leitura. Para que tal acontecesse, a equipa da Biblioteca Escolar deslocou-se a todas as Escolas do 1.º Ciclo do Agrupamento. O dia 6 de Outubro foi o dia escolhido para visitar as escolas de Cruz de Morouços e de Almas de Freire. Eis as fotografias dos magníficos alunos da Professora Ascensão e do Professor Nelson:

No dia 13 de Outubro, foi a vez das Escolas de Fala e Póvoa de S. Martinho. Aí, os alunos dos Professores Daniel e Dulcínea receberam da melhor forma a equipa da Biblioteca Escolar, as histórias e os livros que lhes levávamos. Aqui ficam as fotos a comprová-lo…



Os 48 alunos das Escolas de S. Martinho e do Espírito Santo das Touregas aguardavam, entusiasticamente, os seus novos livros no dia 27 de Outubro. No final, as Professoras Joaquina, Andreia e Isabel Tavares estavam orgulhosas do comportamento exemplar revelado pelos seus alunos.

A todos, professores e alunos, a equipa da Biblioteca Escolar agradece a simpatia, o calor e o entusiasmo com que foi recebida.
BOAS LEITURAS!

terça-feira, 6 de julho de 2010

E O VERDE ABRIU EM FLOR

No Parque Verde do Mondego, encontra-se um esplendoroso jardim de rosas, decoradas pelo engenho e arte dos alunos das Escolas da Rede de Bibliotecas Escolares de Coimbra.
Para que não deixem de visitar este espaço, aqui ficam algumas imagens que ilustram bem a qualidade do trabalho desenvolvido por todos…


domingo, 20 de junho de 2010

A AVENTURA DA ESCRITA

As Aventuras da Rosalina e do Joaquim é o título do conto nascido a partir de um desafio proposto pela Professora Alice Beja, no âmbito do Plano Nacional de Leitura.
Ocorreu à docente solicitar ao aluno António Bernardo Páscoa, que frequenta o 3.º ano de uma Escola do nosso Agrupamento, o desenho de uma mala, da qual poderiam sair diversos objectos. O desenho foi concebido e criadas duas personagens, em torno das quais veio a desenvolver-se um conjunto de fantásticas aventuras.
A primeira turma iniciou a aventura que foi evoluindo ao sabor da imaginação e fantasia dos alunos de todas as outras turmas do 3.º ano. Depois da viagem efectuada por seis escolas, aqui fica o resultado final, composto por texto e ilustração, fruto do desenvolvimento de competências de leitura e escrita de um grupo de alunos que tiveram a preciosa colaboração das suas professoras: Ana Lúcia Neves, Ângela Pires, Cecília Aguiar, Eugénia Elvas, Filomena Gama e Sílvia Costa.


sexta-feira, 11 de junho de 2010

PARABÉNS AOS NOSSOS LEITORES!

No mês de Maio, os alunos que mais livros requisitaram na nossa Biblioteca foram os seguintes:

MUITOS PARABÉNS A TODOS!

E foram estas as obras mais requisitadas no mês de Maio:

Melhores leitores? Obras mais requisitadas?
Vejamos como tudo se passou desde Janeiro…