Biblioteca Viva

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

TOP LEITORES

No mês de Janeiro, os alunos que mais livros requisitaram na nossa Biblioteca foram os seguintes:




E as obras mais requisitadas foram:

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Dar Voz aos Leitores

«A Biblioteca da nossa Escola é um óptimo local para se estar nos intervalos. Tem de tudo: sofás, mesas e cadeiras para estudar, computadores, leitores de DVD e, o mais importante, uma quantidade enorme de livros.
Por vezes torna-se menos agradável reparar que alguns alunos frequentam a nossa biblioteca apenas devido à existência de computadores com internet e de DVDs. Às vezes, pergunto a mim mesmo: “E os livros?”. Os livros, que são a verdadeira essência de uma biblioteca, passam despercebidos aos olhares de muitos. Os livros, as revistas, os jornais têm o objectivo de aumentar o nosso conhecimento sobre o mundo e de contribuir para a nossa educação. Quando os lemos, “entramos” no seu mundo e retemos sempre algo do que está lá escrito: uma citação, um ensinamento, uma crítica, qualquer coisa. Lendo muitos livros, aumentamos todo esse nosso conhecimento. E isso só nos torna mais livres e inteligentes.
No começo do primeiro período, iniciei a leitura de uma grande obra-prima da literatura portuguesa: Os Maias, de Eça de Queirós. Quando os meus colegas me vêem a lê-lo, reparam logo na espessura da lombada. A verdade é que, na minha opinião, é um pouco injusto julgar um livro apenas pelo seu tamanho. O que importa não é o número de páginas da obra, é a vontade de ler de cada um de nós.
Julgo que seria óptimo que cada um de nós pensasse nisto e, abdicando de um jogo de futebol nos campos ou de um momento de diversão com os amigos, pudesse vir à Biblioteca, pegasse num livro, começasse a folheá-lo lentamente, o lesse até ao fim e, tempos mais tarde, quando alguém referisse o título da obra, orgulhosamente e com um sorriso na cara, pudesse dizer: “Eu já li esse livro!”.»

Tiago Sousa, 9.º B

ANO NOVO, NOVOS LIVROS!

Nos primeiros dias do mês de Janeiro, a nossa Biblioteca encheu-se de novidades.
Vem conhecê-las!


quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

O NATAL NUM POSTAL

Para promover a leitura, comemorando a quadra festiva do Natal, a Biblioteca Escolar, em articulação com a Câmara Municipal de Coimbra e Rede de Bibliotecas Escolares, organizou o concurso «O Melhor Postal de Natal 2010».
A Biblioteca agradece a participação, imaginação, criatividade e entusiasmo dos alunos dos Jardins de Infância, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do nosso Agrupamento de Escolas.
Agradece igualmente todo o empenho e colaboração dos professores e educadores de infância.

Vamos conhecer os postais.


O trabalho da aluna Cristiana Farinha, do 6.º A, foi um dos 16 trabalhos seleccionados, pelo júri do Concurso Concelhio, para melhor Postal de Natal 2010.

Parabéns a todos os correntes!
Muitos parabéns, Cristiana!



sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

PARABÉNS AOS NOSSOS LEITORES!

Nos meses de Outubro e Novembro, os alunos que mais livros requisitaram na nossa Biblioteca foram os seguintes:



MUITOS PARABÉNS A TODOS!

E foram estas as obras mais requisitadas nos meses de Outubro e Novembro:



quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

PARTILHAR LEITURAS

No início do ano lectivo, a Biblioteca do Agrupamento foi apresentada aos seus novos utilizadores, ou seja, a todos os alunos das turmas do 5.º ano. Numa aula de Formação Cívica, acompanhados pelo Director de Turma, os alunos foram recebidos pela equipa da Biblioteca Escolar, que lhes apresentou o espaço físico, aproveitando a ocasião para explicar como está organizada a Biblioteca e quais são os direitos e os deveres dos seus utilizadores. No final de cada sessão, os alunos receberam um livro oferecido no âmbito do Projecto Ler+ Para Vencer, do Plano Nacional de Leitura.
Algumas semanas mais tarde, os alunos voltaram à Biblioteca, igualmente acompanhados pelo Director de Turma e na aula de Formação Cívica, agora para apresentarem aos colegas a obra lida por cada um e as impressões que da sua leitura guardaram.
A Marta Alves, do 5.º A, entusiasmada com a leitura do seu livro, ofereceu à equipa da Biblioteca o seguinte trabalho:

Dente Branco, adaptado do original de Jack London, conta-nos a história, passada no Alasca, de dois lobos que fugiram da alcateia para formar uma família. Tempos depois, devido ao Inverno rigoroso e à luta com predadores, apenas a mãe e uma das crias sobreviveram. Passadas algumas semanas, Kiche e a sua cria, Dente Branco, juntam-se a uns índios conhecidos de Kiche. Situações inesperadas levam à separação de mãe e filho. Kiche vai para outra tribo índia, enquanto que Dente Branco vai parar às mãos de um organizador de lutas de cães. Mais tarde é salvo dessa vida por um engenheiro e acaba por constituir família com a cadela desse mesmo engenheiro.

A minha opinião acerca do livro Dente Branco?

Gostei imenso deste livro porque, além de falar de animais, coisa de que eu gosto muito, tem também um final feliz. Resumindo: é uma história muito, muito interessante, que nos cativa desde a primeira página!
Aqui ficam algumas das minhas ilustrações preferidas
:

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

UM BOM COMEÇO!

Ao longo do mês de Outubro, os 122 alunos que frequentam o 1.º Ano no nosso Agrupamento receberam um livro, oferecido no âmbito do Projecto Ler+ para Vencer do Plano Nacional de Leitura. Para que tal acontecesse, a equipa da Biblioteca Escolar deslocou-se a todas as Escolas do 1.º Ciclo do Agrupamento. O dia 6 de Outubro foi o dia escolhido para visitar as escolas de Cruz de Morouços e de Almas de Freire. Eis as fotografias dos magníficos alunos da Professora Ascensão e do Professor Nelson:

No dia 13 de Outubro, foi a vez das Escolas de Fala e Póvoa de S. Martinho. Aí, os alunos dos Professores Daniel e Dulcínea receberam da melhor forma a equipa da Biblioteca Escolar, as histórias e os livros que lhes levávamos. Aqui ficam as fotos a comprová-lo…



Os 48 alunos das Escolas de S. Martinho e do Espírito Santo das Touregas aguardavam, entusiasticamente, os seus novos livros no dia 27 de Outubro. No final, as Professoras Joaquina, Andreia e Isabel Tavares estavam orgulhosas do comportamento exemplar revelado pelos seus alunos.

A todos, professores e alunos, a equipa da Biblioteca Escolar agradece a simpatia, o calor e o entusiasmo com que foi recebida.
BOAS LEITURAS!