Para quem a não pôde ouvir, aqui fica o texto:
segunda-feira, 28 de março de 2011
CELEBRAR A POESIA
No dia 21 de Março, Dia Mundial da Poesia, os alunos do 7.º B apresentaram na Biblioteca o Recital de Poesia que cuidadosa e dedicadamente prepararam nas suas aulas de Estudo Acompanhado. Declamaram poemas de António Gedeão, Sebastião da Gama, Cecília Meireles, José Gomes Ferreira, Eugénio de Andrade, Sophia de Mello Breyner Andresen, Florbela Espanca e muitos outros. Entre a assistência, constituída pelos alunos do 7.º C, encontrava-se a Inês Roque, que, no sentido de demonstrar o reconhecimento de todos os colegas, vestida a rigor, inspiradamente declamou Fernando Pessoa.
Para quem a não pôde ouvir, aqui fica o texto:
Para quem a não pôde ouvir, aqui fica o texto:
Todas as cartas de amor são
Ridículas.
Não seriam cartas de amor se não fossem
Ridículas.
Também escrevi em meu tempo cartas de amor,
Como as outras,
Ridículas.
As cartas de amor, se há amor,
Têm de ser
Ridículas,
Mas, afinal,
Só as criaturas que nunca escreveram
Cartas de amor
É que são
Ridículas.
Quem me dera no tempo em que escrevia
Sem dar por isso
Cartas de amor
Ridículas.
A verdade é que hoje
As minhas memórias
Dessas cartas de amor
É que são
Ridículas.
(Todas as palavras esdrúxulas,
Como os sentimentos esdrúxulos,
São naturalmente
Ridículas.)
Álvaro de Campos, 21/10/1935
Fernando Pessoa, Poesia dos Outros Eus
Publicada por
Biblioteca do Agrupamento Inês de Castro
à(s)
09:36
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:
Dia Mundial da Poesia
terça-feira, 22 de março de 2011
AS ENCANTADORAS DE HISTÓRIAS
Numa bela e fria manhã de sol, duas lindas senhoras entraram na nossa biblioteca. Vinham de longe, mas o seu sorriso era largo e fresco, como o de quem vem para uma festa. Cátia, a mais novinha, trazia consigo um grande saco cheio de livros de todas as cores e feitios. Dolores, a mais experiente, uma memória cheia da doçura da voz quente de um avô contador de histórias.
Pouco a pouco, a biblioteca foi sendo invadida pela magia da voz, ora de uma, ora de outra. Irresistivelmente, os alunos do 5.º A e 5.º B iam entrando num mundo de cavaleiros e princesas, encantamentos, segredos e feitiços.
Pouco a pouco, a biblioteca foi sendo invadida pela magia da voz, ora de uma, ora de outra. Irresistivelmente, os alunos do 5.º A e 5.º B iam entrando num mundo de cavaleiros e princesas, encantamentos, segredos e feitiços.
Mais tarde, foi a vez de as 120 crianças que frequentam os Jardins de Infância de S. Bento, Almas de Freire e Póvoa de S. Martinho se deixarem maravilhar:
A BE agradece este dia mágico às mágicas contadoras de histórias da Biblioteca Municipal de Tábua!
terça-feira, 15 de março de 2011
O QUE É A PROMUNDO?
A esta pergunta não terão já qualquer dificuldade em responder os alunos das turmas A, B e C do 9.º ano, uma vez que, na tarde do dia 10 de Março, receberam, na Biblioteca Escolar, três ilustres representantes desta Associação Juvenil, não governamental e sem fins lucrativos, nascida em 2009, que procura angariar voluntários para a sua causa social e de apoio humanitário a países em risco como a Guiné-Bissau, Ghana e Haiti.
Em três memoráveis sessões, foram brilhantemente apresentados os projectos em curso e lançados alguns reptos, no sentido de também os alunos da nossa escola, num trabalho articulado com a associação, poderem ajudar a concretizar os seus desígnios e a alargar o seu âmbito de intervenção.
Em três memoráveis sessões, foram brilhantemente apresentados os projectos em curso e lançados alguns reptos, no sentido de também os alunos da nossa escola, num trabalho articulado com a associação, poderem ajudar a concretizar os seus desígnios e a alargar o seu âmbito de intervenção.

Dando voz ao que muitos pensaram, o Tiago Sousa, do 9.º B, declarou:
«Pessoalmente, fiquei impressionado quando me deram a conhecer todos aqueles projectos elaborados pelo grupo, evidenciando uma organização bem estruturada e profissional.
Penso que a existência, nas escolas, de grupos desta natureza mostra que qualquer um pode “deixar a sua gota no oceano”. Estas iniciativas são uma mais-valia para a sociedade e devem encher-nos de orgulho.»
Não deixes de visitar o sítio da Promundo!
http://promundo.pt
«Pessoalmente, fiquei impressionado quando me deram a conhecer todos aqueles projectos elaborados pelo grupo, evidenciando uma organização bem estruturada e profissional.
Penso que a existência, nas escolas, de grupos desta natureza mostra que qualquer um pode “deixar a sua gota no oceano”. Estas iniciativas são uma mais-valia para a sociedade e devem encher-nos de orgulho.»
Não deixes de visitar o sítio da Promundo!
http://promundo.pt
domingo, 13 de março de 2011
EM JEITO DE BALANÇO…
O que dizem os alunos do encontro com o escritor João Manuel Ribeiro?
«Foi divertido e brilhante. Parecia um sonho maravilhoso sem querermos acordar. Foi espectacular actuar naquele maravilhoso palco, com pessoas conhecidas a verem-nos tocar a magia dos nossos instrumentos.»
Pedro Tavares, 5.º C
«A actividade foi muito engraçada e divertida! Nunca me diverti tanto a tocar com a minha turma e como se fosse um grande concerto.»
Fábio Nascimento, 5.º C
«A actividade foi muito interessante e conhecer o escritor foi uma coisa sensacional, poder fazer-lhe perguntas e reflectir sobre as suas histórias. Igualmente interessante foi poder conviver com os alunos das outras escolas e com os professores.»
Mariana Ribeiro, 5.º C
«Gostei muito! Foi uma maneira de conhecer um escritor novo que eu não sabia que existia. João Manuel Ribeiro é muito simpático. Com esta actividade aprendemos muito e ficámos a conhecer os grandes e belos livros de João Manuel Ribeiro.»
Ricardo Barata, 5.º C
«Esta actividade foi muito divertida. Aprendemos muito sobre este escritor, João Manuel Ribeiro. A vida dele foi muito engraçada. Adorei! Foi espectacular! As apresentações foram muito engraçadas!»
Diogo Silva, 5.º C
«Eu adorei o encontro com um escritor que não conhecia. É bom conhecer pessoas novas, principalmente um escritor famoso como João Manuel Ribeiro.
Foi fabuloso este dia!!!!»
Foi fabuloso este dia!!!!»
Bruna Oliveira, 5.º C
«Foi muito divertido conhecer um escritor novo. Revi amigos antigos e tocámos muito. Adorei.»
Francisco Santos, 5.º C
«A actividade realizada nesse dia foi incrivelmente boa e divertida. Acabei por conhecer um grande, simpático e importante escritor.»
Guilherme Franco, 5.º C
«Acho que a minha escola deve continuar com este tipo de actividades.
Foi uma experiência única!»
Foi uma experiência única!»
Maria João Silva, 5.º C
quarta-feira, 9 de março de 2011
PALAVRAS QUE TOCAM
Um saxofone, um trompete, um violoncelo, uma viola de arco, vários violinos, algumas guitarras e uma flauta. O que fazem juntos todos estes instrumentos? A bagagem do 5.ºC, na fria manhã do dia 4 de Março, a caminho da casa da Cultura de Coimbra. Com eles vai também o entusiasmo de quem musicou o poema «Canção das Vogais», da obra Sopa de Letras, e irá apresentar o fruto do seu trabalho ao autor do texto, João Manuel Ribeiro.
Distribuídos os lugares no palco e afinados os instrumentos, começou a festa, partilhada com os alunos das EB 2.3 de S. Silvestre, Martim de Freitas, Taveiro, Dr.ª Maria Alice Gouveia, Rainha Santa Isabel, CAIC e Instituto Educativo de Souselas, como as imagens eloquentemente documentam:
Distribuídos os lugares no palco e afinados os instrumentos, começou a festa, partilhada com os alunos das EB 2.3 de S. Silvestre, Martim de Freitas, Taveiro, Dr.ª Maria Alice Gouveia, Rainha Santa Isabel, CAIC e Instituto Educativo de Souselas, como as imagens eloquentemente documentam:
Aos alunos do 5.º C, os nossos parabéns por terem sabido dar-nos a ouvir a música das palavras.
A equipa da BE deixa aqui o seu enorme agradecimento à Directora de Turma do 5.º C, à professora de Língua Portuguesa, aos professores de Área de Projecto, muito em especial ao professor do Conservatório Regional de Coimbra, Alexei Iria, a cujo saber e profissionalismo se ficou a dever o sucesso desta actividade!
Publicada por
Biblioteca do Agrupamento Inês de Castro
à(s)
08:59
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:
Encontro com escritor na BMC
sexta-feira, 4 de março de 2011
ENCONTRO COM A ESCRITORA LUÍSA FORTES DA CUNHA
Na tarde do dia 1 de Março, os alunos do 7.º C da EB 2.3 de Inês de Castro deslocaram-se à Casa da Cultura de Coimbra para um encontro com a escritora Luísa Fortes da Cunha, autora da conhecida colecção «Teodora».
Os alunos da nossa escola, à semelhança do que aconteceu com os colegas da EB 2.3 Poeta Manuel da Silva Gaio, EB 2.3 Rainha Santa Isabel, CAIC, Instituto de Souselas, EB 2.3 de Taveiro, Escola Secundária Infanta D. Maria, EB 2.3 de Ceira e EB 2.3 Martim de Freitas, tiveram oportunidade de fazer perguntas à escritora, satisfazendo assim a sua curiosidade relativamente a inúmeros aspectos da obra e do percurso de vida da autora. Esta, por sua vez, aproveitou o encontro para revelar alguns segredos e explicar curiosos pormenores…
Depois da sessão de autógrafos, alguns dos exemplares da nossa Biblioteca regressaram a «casa» com honrosas dedicatórias.
Os alunos da nossa escola, à semelhança do que aconteceu com os colegas da EB 2.3 Poeta Manuel da Silva Gaio, EB 2.3 Rainha Santa Isabel, CAIC, Instituto de Souselas, EB 2.3 de Taveiro, Escola Secundária Infanta D. Maria, EB 2.3 de Ceira e EB 2.3 Martim de Freitas, tiveram oportunidade de fazer perguntas à escritora, satisfazendo assim a sua curiosidade relativamente a inúmeros aspectos da obra e do percurso de vida da autora. Esta, por sua vez, aproveitou o encontro para revelar alguns segredos e explicar curiosos pormenores…
Depois da sessão de autógrafos, alguns dos exemplares da nossa Biblioteca regressaram a «casa» com honrosas dedicatórias.
Publicada por
Biblioteca do Agrupamento Inês de Castro
à(s)
14:21
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:
Encontro com escritor na BMC
quarta-feira, 2 de março de 2011
PARABÉNS AOS NOSSOS LEITORES!
No mês de Fevereiro, foram os seguintes os alunos que mais livros requisitaram na nossa Biblioteca:

MUITOS PARABÉNS A TODOS!

MUITOS PARABÉNS A TODOS!
E foram estas obras mais requisitadas no mês que terminou:
Publicada por
Biblioteca do Agrupamento Inês de Castro
à(s)
09:22
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:
Actividades da BE
Subscrever:
Mensagens (Atom)

