Biblioteca Viva

sexta-feira, 15 de abril de 2011

SOMOS DO TAMANHO DOS NOSSOS SONHOS

Foi com estas palavras de Pessoa que o Professor Fernando Castro, responsável da PROMUNDO, calorosamente agradeceu a espantosa recolha de alimentos, roupa, material escolar e brinquedos que, nos dias 4, 5 e 6 de Abril, teve lugar na nossa Escola. Dirigia-se a todos os que participaram nesta iniciativa, dedicando um aplauso especial aos alunos do 9.º ano, seus organizadores. Deixou ainda um agradecimento muito especial aos cinco alunos do 9.º A que, recentemente, passaram a integrar a equipa de voluntários da Promundo. São pessoas assim que deixam o mundo melhor do que o encontraram.
Aqui ficam as fotografias, para mais tarde recordar…

quinta-feira, 14 de abril de 2011

CONTRA A INDIFERENÇA

Nos dias 5 e 6 de Abril, a nossa Escola recebeu a visita do Dr. Paulo Pereira, director técnico do Centro Porta Amiga da AMI (Assistência Médica Internacional), em Coimbra. Coube aos alunos do 9.º A, B e C acolher a simpatia, a experiência, o poder de comunicação e a autenticidade de quem, diariamente, dedica a sua vida aos outros e, numa enriquecedora conversa, deu a conhecer esta organização humanitária, destinada a intervir em situações de crise e emergência e a combater o subdesenvolvimento, a fome, a pobreza, a exclusão social e as sequelas da guerra em qualquer parte do mundo.
Divulgando os objectivos globais do Departamento de Acção Social da AMI a que pertence (promover e facilitar a inclusão social de grupos com dificuldades de inserção geradoras de fenómenos de pobreza persistente), o Dr. Paulo Pereira alertou consciências, falando-nos dos tempos que correm, das gravíssimas doenças que a indiferença e a intolerância constituem e do estado de vulnerabilidade social e ambiental em que todos vivemos.

Para ilustrar o muito que se disse, nada melhor do que a simplicidade do vídeo com que inspiradamente as 3 sessões terminaram:

quarta-feira, 13 de abril de 2011

LEITURAS DE MARÇO

E no mês de Março, os melhores leitores foram…


Vejamos os títulos mais requisitados…

terça-feira, 29 de março de 2011

TODO O TEMPO É DE POESIA

Porque todo o tempo é de poesia, na tarde do dia 22 de Março, os alunos da turma 18 da EB1 de Fala vieram à Biblioteca do Agrupamento, trazendo consigo a música dos admiráveis poemas que escreveram sobre temas tão variados como a escola, os livros, a natureza, os sonhos, o passado, o presente, o futuro… A título de exemplo, aqui ficam os textos da Joana Martins e do Tomás Correia:


A caixinha de música

Eu tenho uma caixinha de música
Com uma bailarina num pé
Roda sem se cansar
E eu passo horas a olhar.

De repente, já não é ela
Sou eu …
Num palco de fantasia
A bailarina toma vida e sorri.

Rodopiando vai saltando
Sempre sem parar.
Aplausos e rosas
No palco vão estar.

Já não sou eu, é ela…
Do palco para o meu quarto
A bailarina faz uma vénia.
Na sua caixinha, cansada, adormece.

                                                                       Joana Filipa dos Santos Martins
                                                                                  4º Ano/ Turma 18- E.B.1 de Fala


A Árvore

Eu tenho uma árvore no meu jardim,
Com um baloiço feito de marfim.
Eu tenho uma árvore no meu quintal,
Tudo eu faço, mas tudo acaba mal.
Eu tenho uma árvore ao pé da minha casa,
Eu, para lhe chegar, ponho uma asa.
Eu tenho uma árvore ao pé da minha escola,
Ela faz de baliza a jogar à bola.

Tomás Gabriel Monteiro Correia 
4º Ano/ Turma 18- E.B.1 de Fala


Esperava-os o magnífico poema «Canção da Estrada Larga», de Maria Rosa Colaço, musicado pelos alunos do 5.º C.



Canção da Estrada Larga

Estamos na Estrada Larga,
foi tão bom aqui chegar!
Amigos e companheiros
vamos todos festejar.

Olhando a estrela bonita
dos campos da liberdade
amigos e companheiros
semeámos felicidade.

Todos de mãos unidas
nos caminhos da alegria
alargámos nossas vidas
cantemos o novo dia.

Se todos o desejarem
se o mundo todo quiser,
a Estrada Larga é aqui
onde a quisermos fazer.


Professora:

Já acabou esta estória
e nós vamos descansar.
Adeus, meninos, adeus,
não se esqueçam de a contar.

Maria Rosa:

Adeus, meninos, adeus,
nunca deixem de sonhar!

Maria Rosa Colaço, Espanta-Pardais


Aqui ficam as fotografias da festa da Poesia!


segunda-feira, 28 de março de 2011

A POESIA FEZ COMPANHIA

«No Clube de Leitura, os alunos do 6.ºD foram convidados a festejar o Dia Mundial da Poesia 2011 declamando poemas fora da escola, junto da comunidade envolvente.

Escolheram autores e o seleccionado foi Violeta Figueiredo.

Seleccionaram vários poemas do livro Fala Bicho e prepararam a sua leitura expressiva. Ensaiaram uma dança ao som da canção «Ser Poeta» (poema de Florbela Espanca, música de Luís Represas) e uma canção sobre Coimbra, com letra e música da autoria dos alunos, sob orientação dos professores de Área de Projecto.

Os vários poemas escolhidos foram fotocopiados em dezenas de folhas, com as quais fizeram rolinhos que foram atados com fitas coloridas e colocados em vários sacos.

Orientados pelas professoras Sónia e Ana Isabel, a seu tempo tudo ficou pronto e eis que a tarde do dia 21 de Março chegou e com ela a oportunidade de estes alunos mostrarem o resultado do seu trabalho feito em equipa e a de proporcionarem momentos diferentes na vida de alguém que não conheciam.

Entrados no autocarro, a primeira paragem foi na Casa do Juiz. Numa sala ampla, cheia de luz natural, cerca de três dezenas de idosos e pessoal do lar, confortavelmente sentados, esperavam estes alunos. Depois de umas palavras de saudação e de introdução ao tema, seguiu-se a actuação, sempre com muitos aplausos. Um dos residentes do lar também disse um poema, que guarda na memória desde a sua infância. No final, antes de um lanchinho, distribuíram rolinhos de poesia e deram e receberam muitos beijinhos. Depois dos agradecimentos e das despedidas, nova viagem até à Aldeia da Graça de São Filipe.

Neste lar, os alunos também foram acolhidos de forma calorosa e repetiram a actuação com muito entusiasmo. A acústica da sala permitiu uma boa audição às mais de duas dezenas de pessoas, residentes neste lar, que mostraram bem o quanto lhes agradaram os momentos de prazer proporcionados por estes meninos e meninas. Acabada a actuação, distribuíram os rolinhos de poesia e fizeram as despedidas. A Direcção deste lar valorizou a iniciativa e agradeceu. Depois de um breve lanche foi o regresso à escola.

Para todos fica a promessa de que para o ano haverá um novo Dia Mundial da Poesia! »

Nota: Este texto foi redigido pela aluna Zara Nunes, do Curso EFA 2 (Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade), que, sob orientação da professora Raquel Ferrão, acompanhou os alunos do 6.º ano nesta visita realizada no Dia Mundial da Poesia.


CELEBRAR A POESIA

No dia 21 de Março, Dia Mundial da Poesia, os alunos do 7.º B apresentaram na Biblioteca o Recital de Poesia que cuidadosa e dedicadamente prepararam nas suas aulas de Estudo Acompanhado. Declamaram poemas de António Gedeão, Sebastião da Gama, Cecília Meireles, José Gomes Ferreira, Eugénio de Andrade, Sophia de Mello Breyner Andresen, Florbela Espanca e muitos outros. Entre a assistência, constituída pelos alunos do 7.º C, encontrava-se a Inês Roque, que, no sentido de demonstrar o reconhecimento de todos os colegas, vestida a rigor, inspiradamente declamou Fernando Pessoa.
Para quem a não pôde ouvir, aqui fica o texto:

Todas as cartas de amor são
Ridículas.
Não seriam cartas de amor se não fossem
Ridículas.

Também escrevi em meu tempo cartas de amor,
Como as outras,
Ridículas.

As cartas de amor, se há amor,
Têm de ser
Ridículas,

Mas, afinal,
Só as criaturas que nunca escreveram
Cartas de amor
É que são
Ridículas.

Quem me dera no tempo em que escrevia
Sem dar por isso
Cartas de amor
Ridículas.

A verdade é que hoje
As minhas memórias
Dessas cartas de amor
É que são
Ridículas.

(Todas as palavras esdrúxulas,
Como os sentimentos esdrúxulos,
São naturalmente
Ridículas.)

                                         Álvaro de Campos, 21/10/1935
                                                            Fernando Pessoa, Poesia dos Outros Eus


terça-feira, 22 de março de 2011

AS ENCANTADORAS DE HISTÓRIAS

Numa bela e fria manhã de sol, duas lindas senhoras entraram na nossa biblioteca. Vinham de longe, mas o seu sorriso era largo e fresco, como o de quem vem para uma festa. Cátia, a mais novinha, trazia consigo um grande saco cheio de livros de todas as cores e feitios. Dolores, a mais experiente, uma memória cheia da doçura da voz quente de um avô contador de histórias.
Pouco a pouco, a biblioteca foi sendo invadida pela magia da voz, ora de uma, ora de outra. Irresistivelmente, os alunos do 5.º A e 5.º B iam entrando num mundo de cavaleiros e princesas, encantamentos, segredos e feitiços.



Mais tarde, foi a vez de as 120 crianças que frequentam os Jardins de Infância de S. Bento, Almas de Freire e Póvoa de S. Martinho se deixarem maravilhar:




A BE agradece este dia mágico às mágicas contadoras de histórias da Biblioteca Municipal de Tábua!