Biblioteca Viva

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Mais uma «Porta Amiga» …

Apesar da grande azáfama de final de ano (testes finais de avaliação, trabalhos que se ultimam e muitas outras responsabilidades…), os nossos habituais frequentadores da Biblioteca encontraram disponibilidade e entusiasmo para receber alguns utilizadores da «Porta Amiga» da AMI de Coimbra, que, acompanhados do director técnico deste serviço, Dr. Paulo Pereira, quiseram abrir a porta da nossa Biblioteca e visitar-nos na manhã do dia 9 de Junho.

A partilha de experiências, histórias de vida e preferências de leitura aconteceu naturalmente, deixando em quem viveu esse momento único o desejo de multiplicar este tipo de encontros que a todos nós enriquece.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

SEMANA da LEITURA

De 16 a 20 de Maio, decorreu a nossa Semana da Leitura.
Entre muitas visitas à Feira do Livro, houve magníficas «Leituras Partilhadas» (6.ºD + 8.ºA, 7.ºA + 7.ºD, 7.ºC + 7.ºB, 6.ºA + 6.ºC, 6.ºB + 8.ºC), sessões de contos que envolveram os alunos das quatro turmas do 7.º ano, uma ida ao teatro de todos os alunos do 6.º ano para assistir ao espectáculo teatral «A Biblioteca Russa», encenado pelo Teatrão, e ainda houve tempo para os alunos do 8.º ano receberem a Promundo, essa espantosa organização juvenil de solidariedade que nos ajudou a ler o mundo como nunca o tínhamos lido.

Foi uma semana em cheio na nossa Biblioteca!

terça-feira, 3 de maio de 2011

TEATRO de MARIONETAS do PORTO

A nossa escola recebeu, na manhã do dia 2 de Maio, a visita do Teatro de Marionetas do Porto. Os alunos de todas as turmas do 8.º ano e das turmas A e D do 6.º ano puderam ouvir de perto a história de uma companhia teatral nascida no Porto, em 1988, que, centrando numa primeira fase a sua actividade na criação de espectáculos resultantes da pesquisa do património popular, revela, actualmente, uma concepção não tradicional da marioneta e o entendimento do teatro de marionetas como uma “linguagem poética e imagética evocativa da contemporaneidade”.
«Bichos do Bosque» é o título do delicioso espectáculo que trouxeram à nossa escola, explicando, pormenorizadamente, os diferentes procedimentos adoptados em cada uma das fases da sua produção e permitindo aos alunos um contacto directo com as marionetas e a sua (difícil!) manipulação.
A festa foi completa!

sexta-feira, 15 de abril de 2011

SOMOS DO TAMANHO DOS NOSSOS SONHOS

Foi com estas palavras de Pessoa que o Professor Fernando Castro, responsável da PROMUNDO, calorosamente agradeceu a espantosa recolha de alimentos, roupa, material escolar e brinquedos que, nos dias 4, 5 e 6 de Abril, teve lugar na nossa Escola. Dirigia-se a todos os que participaram nesta iniciativa, dedicando um aplauso especial aos alunos do 9.º ano, seus organizadores. Deixou ainda um agradecimento muito especial aos cinco alunos do 9.º A que, recentemente, passaram a integrar a equipa de voluntários da Promundo. São pessoas assim que deixam o mundo melhor do que o encontraram.
Aqui ficam as fotografias, para mais tarde recordar…

quinta-feira, 14 de abril de 2011

CONTRA A INDIFERENÇA

Nos dias 5 e 6 de Abril, a nossa Escola recebeu a visita do Dr. Paulo Pereira, director técnico do Centro Porta Amiga da AMI (Assistência Médica Internacional), em Coimbra. Coube aos alunos do 9.º A, B e C acolher a simpatia, a experiência, o poder de comunicação e a autenticidade de quem, diariamente, dedica a sua vida aos outros e, numa enriquecedora conversa, deu a conhecer esta organização humanitária, destinada a intervir em situações de crise e emergência e a combater o subdesenvolvimento, a fome, a pobreza, a exclusão social e as sequelas da guerra em qualquer parte do mundo.
Divulgando os objectivos globais do Departamento de Acção Social da AMI a que pertence (promover e facilitar a inclusão social de grupos com dificuldades de inserção geradoras de fenómenos de pobreza persistente), o Dr. Paulo Pereira alertou consciências, falando-nos dos tempos que correm, das gravíssimas doenças que a indiferença e a intolerância constituem e do estado de vulnerabilidade social e ambiental em que todos vivemos.

Para ilustrar o muito que se disse, nada melhor do que a simplicidade do vídeo com que inspiradamente as 3 sessões terminaram:

quarta-feira, 13 de abril de 2011

LEITURAS DE MARÇO

E no mês de Março, os melhores leitores foram…


Vejamos os títulos mais requisitados…