Biblioteca Viva

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

A Biblioteca Veio à Nossa Escola

«No dia 30 de novembro, a professora responsável pela Biblioteca do Agrupamento Inês de Castro veio à nossa escola, a E. B. 1 do Espírito Santo das Touregas.
Quando a professora chegou, ela mostrou-nos a surpresa que tinha preparado para nós: eram duas meninas e um menino que nos vinham contar alguns contos e declamar poesias.
No fim de contarem as histórias, continuámos com a atuação dos meninos do primeiro ano, que declamaram uma poesia sobre as vogais. De seguida, os meninos do segundo ano cantaram uma canção. Depois dois meninos do terceiro ano fizeram a representação de uma peça de teatro, os restantes declamaram um poema. A seguir, os meninos do quarto ano disseram algumas quintilhas do ”Livro dos Disparates”.
No final todos nós recebemos uma bolacha Maria de chocolate.
Gostámos muito da visita da professora e dos meninos que a acompanharam.»

Matilde Simões, 4º ano




LER É MESMO UM PRAZER!

Nunca se leu tanto e com tanto entusiasmo na nossa Biblioteca!
No mês de Setembro, em apenas duas semanas, a Biblioteca registou 129 requisições de livros.
Em Outubro, registaram-se 206 requisições.
No mês de Novembro, o número de requisições aumentou para perto de 300!
Confirmando o interesse e entusiasmo, aqui ficam as imagens:

sexta-feira, 24 de junho de 2011

REGRESSO A CASA

No dia 20 de Junho, a escola sede do Agrupamento preparou um conjunto de actividades para receber os alunos do 4.º ano de todas as escolas do 1.º Ciclo. As turmas que visitaram a Biblioteca tinham à sua espera a Inês Simões, a Patrícia Henriques e o Pedro Silva, três antigos alunos da nossa escola, que actualmente frequentam a Escola Secundária D. Duarte.
A expectativa era grande, o sucesso foi ainda maior!
«O Vampiro que Bebia Groselha», de Luísa Ducla Soares, foi a história que colheu a preferência da maioria dos ouvintes, que igualmente se deliciaram com a expressividade, o ritmo e a alegria com que foram contadas «Bolacha Maria», «Vida de Sabonete» e «Minha Rica Lã», de António Torrado.
Aqui ficam as generosas palavras que a Professora Irene Reis, de regresso à nossa escola, após quatro anos de ausência por baixa médica, quis dirigir-nos:
«Regressar é difícil, quando o fazemos por imposição e com enormes saudades do que fomos. Mas este momento de prazer fez-me sentir de novo “em casa”. A biblioteca, linda, no seu azul e verde feitos de paz, os livros coloridos, uma das minhas paixões, ouvir contar histórias com tanta expressividade, embelezou-me o coração. Aqueles “meninos crescidos”, que tão bem sabem contar histórias, tinham sido os meus meninos do 6.º ano que eu amava, talvez porque já adivinhasse que se tornariam brilhantes.
Por tudo o que estes momentos me dão, agradeço à pessoa especial que torna possível que o sonho ainda aconteça. Obrigada, Ana Isabel, por me fazeres ainda sorrir.»

Se quiseres ouvir uma das histórias, clica AQUI.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Mais uma «Porta Amiga» …

Apesar da grande azáfama de final de ano (testes finais de avaliação, trabalhos que se ultimam e muitas outras responsabilidades…), os nossos habituais frequentadores da Biblioteca encontraram disponibilidade e entusiasmo para receber alguns utilizadores da «Porta Amiga» da AMI de Coimbra, que, acompanhados do director técnico deste serviço, Dr. Paulo Pereira, quiseram abrir a porta da nossa Biblioteca e visitar-nos na manhã do dia 9 de Junho.

A partilha de experiências, histórias de vida e preferências de leitura aconteceu naturalmente, deixando em quem viveu esse momento único o desejo de multiplicar este tipo de encontros que a todos nós enriquece.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

SEMANA da LEITURA

De 16 a 20 de Maio, decorreu a nossa Semana da Leitura.
Entre muitas visitas à Feira do Livro, houve magníficas «Leituras Partilhadas» (6.ºD + 8.ºA, 7.ºA + 7.ºD, 7.ºC + 7.ºB, 6.ºA + 6.ºC, 6.ºB + 8.ºC), sessões de contos que envolveram os alunos das quatro turmas do 7.º ano, uma ida ao teatro de todos os alunos do 6.º ano para assistir ao espectáculo teatral «A Biblioteca Russa», encenado pelo Teatrão, e ainda houve tempo para os alunos do 8.º ano receberem a Promundo, essa espantosa organização juvenil de solidariedade que nos ajudou a ler o mundo como nunca o tínhamos lido.

Foi uma semana em cheio na nossa Biblioteca!

terça-feira, 3 de maio de 2011

TEATRO de MARIONETAS do PORTO

A nossa escola recebeu, na manhã do dia 2 de Maio, a visita do Teatro de Marionetas do Porto. Os alunos de todas as turmas do 8.º ano e das turmas A e D do 6.º ano puderam ouvir de perto a história de uma companhia teatral nascida no Porto, em 1988, que, centrando numa primeira fase a sua actividade na criação de espectáculos resultantes da pesquisa do património popular, revela, actualmente, uma concepção não tradicional da marioneta e o entendimento do teatro de marionetas como uma “linguagem poética e imagética evocativa da contemporaneidade”.
«Bichos do Bosque» é o título do delicioso espectáculo que trouxeram à nossa escola, explicando, pormenorizadamente, os diferentes procedimentos adoptados em cada uma das fases da sua produção e permitindo aos alunos um contacto directo com as marionetas e a sua (difícil!) manipulação.
A festa foi completa!