Biblioteca Viva

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

TOP LEITORES de JANEIRO

No mês de janeiro, durante o qual a Biblioteca Escolar registou 279 requisições de livros, os melhores leitores foram:

- Marta Alves, 6.ºA - 6 requisições
- Inês Sousa Silva, 5.ºA - 6 requisições
- Ana Pinto, 6.ºA - 5 requisições
- Marlene Brás, 5.ºC - 4 requisições
- Ricardo Pereira, 6.ºB - 4 requisições
- Susana Carvalho, 6.ºB - 4 requisições
- Uvis Paleja, 6.ºB - 4 requisições

A todos os leitores, os nossos parabéns!

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

TRABALHOS PREMIADOS NO CONCURSO POSTAL DE NATAL 2011

Com os nossos calorosos parabéns, aqui ficam os trabalhos dos quatro(!) alunos do Agrupamento premiados pelo júri do Concurso Concelhio POSTAL DE NATAL 2011:

Edgar da Ponte
JI Póvoa de S. Martinho

Afonso Duarte - 4º ano
EB1 do Espírito Santo das Touregas

Uvis Paleja - 6º B
EB 2.3 Inês de Castro
Inês Oliveira - 8º D
EB 2.3 Inês de Castro

A Biblioteca Escolar agradece a participação, criatividade e entusiasmo dos alunos dos Jardins de Infância, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do nosso Agrupamento de Escolas.
Agradece igualmente todo o empenho, profissionalismo e colaboração dos professores de EVT, EV, docentes do 1.º Ciclo e educadores de infância envolvidos nesta atividade.

O NATAL NUM POSTAL

No sentido de promover a leitura, comemorando a quadra festiva do Natal, o Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares, em colaboração com a Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares, lançou o desafio a todos os alunos de, a partir da leitura atenta de um Conto de Natal, fazer nascer um Postal.
No nosso Agrupamento, a adesão não podia ter sido mais expressiva: foram apresentados a concurso 288 trabalhos (59 da Educação Pré-Escolar, 38 do 1.º Ciclo, 105 do 2.º Ciclo e 86 do 3.º Ciclo).
A enorme qualidade dos trabalhos tornou muito difícil a seleção do júri…
Vejamos alguns dos trabalhos apresentados:

Educação Pré-Escolar:


1.º Ciclo:


2.º e 3.º Ciclos:

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

A Biblioteca Veio à Nossa Escola

«No dia 30 de novembro, a professora responsável pela Biblioteca do Agrupamento Inês de Castro veio à nossa escola, a E. B. 1 do Espírito Santo das Touregas.
Quando a professora chegou, ela mostrou-nos a surpresa que tinha preparado para nós: eram duas meninas e um menino que nos vinham contar alguns contos e declamar poesias.
No fim de contarem as histórias, continuámos com a atuação dos meninos do primeiro ano, que declamaram uma poesia sobre as vogais. De seguida, os meninos do segundo ano cantaram uma canção. Depois dois meninos do terceiro ano fizeram a representação de uma peça de teatro, os restantes declamaram um poema. A seguir, os meninos do quarto ano disseram algumas quintilhas do ”Livro dos Disparates”.
No final todos nós recebemos uma bolacha Maria de chocolate.
Gostámos muito da visita da professora e dos meninos que a acompanharam.»

Matilde Simões, 4º ano




LER É MESMO UM PRAZER!

Nunca se leu tanto e com tanto entusiasmo na nossa Biblioteca!
No mês de Setembro, em apenas duas semanas, a Biblioteca registou 129 requisições de livros.
Em Outubro, registaram-se 206 requisições.
No mês de Novembro, o número de requisições aumentou para perto de 300!
Confirmando o interesse e entusiasmo, aqui ficam as imagens:

sexta-feira, 24 de junho de 2011

REGRESSO A CASA

No dia 20 de Junho, a escola sede do Agrupamento preparou um conjunto de actividades para receber os alunos do 4.º ano de todas as escolas do 1.º Ciclo. As turmas que visitaram a Biblioteca tinham à sua espera a Inês Simões, a Patrícia Henriques e o Pedro Silva, três antigos alunos da nossa escola, que actualmente frequentam a Escola Secundária D. Duarte.
A expectativa era grande, o sucesso foi ainda maior!
«O Vampiro que Bebia Groselha», de Luísa Ducla Soares, foi a história que colheu a preferência da maioria dos ouvintes, que igualmente se deliciaram com a expressividade, o ritmo e a alegria com que foram contadas «Bolacha Maria», «Vida de Sabonete» e «Minha Rica Lã», de António Torrado.
Aqui ficam as generosas palavras que a Professora Irene Reis, de regresso à nossa escola, após quatro anos de ausência por baixa médica, quis dirigir-nos:
«Regressar é difícil, quando o fazemos por imposição e com enormes saudades do que fomos. Mas este momento de prazer fez-me sentir de novo “em casa”. A biblioteca, linda, no seu azul e verde feitos de paz, os livros coloridos, uma das minhas paixões, ouvir contar histórias com tanta expressividade, embelezou-me o coração. Aqueles “meninos crescidos”, que tão bem sabem contar histórias, tinham sido os meus meninos do 6.º ano que eu amava, talvez porque já adivinhasse que se tornariam brilhantes.
Por tudo o que estes momentos me dão, agradeço à pessoa especial que torna possível que o sonho ainda aconteça. Obrigada, Ana Isabel, por me fazeres ainda sorrir.»

Se quiseres ouvir uma das histórias, clica AQUI.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Mais uma «Porta Amiga» …

Apesar da grande azáfama de final de ano (testes finais de avaliação, trabalhos que se ultimam e muitas outras responsabilidades…), os nossos habituais frequentadores da Biblioteca encontraram disponibilidade e entusiasmo para receber alguns utilizadores da «Porta Amiga» da AMI de Coimbra, que, acompanhados do director técnico deste serviço, Dr. Paulo Pereira, quiseram abrir a porta da nossa Biblioteca e visitar-nos na manhã do dia 9 de Junho.

A partilha de experiências, histórias de vida e preferências de leitura aconteceu naturalmente, deixando em quem viveu esse momento único o desejo de multiplicar este tipo de encontros que a todos nós enriquece.