Biblioteca Viva

terça-feira, 13 de março de 2012

SEMANA «A MULHER E A CULTURA»

De 5 a 9 de março, no âmbito da comemoração do Dia Internacional da Mulher, teve lugar, no nosso Agrupamento, a Semana «A Mulher e a Cultura», na qual participaram todos os departamentos curriculares e níveis de ensino.

Foram muitas e de grande qualidade as atividades desenvolvidas por professores, alunos e convidados.

Houve palestras e conversas de ilustres convidados, como as da Dr.ª Cristina Barroso, investigadora da Biocant («A Ciência na Voz de uma Mulher»), da Dr.ª Prazeres, antiga professora do nosso Agrupamento («Um Olhar sobre a Vida de uma Mulher»), do Dr. Fernando Santos, da Cáritas de Coimbra («Questões de Género no Contexto Sociocultural»), e workshops, como o da Dr.ª Anabela Figueiredo, do Agrupamento de Escolas de Penacova («Maria Flor, na obra de Alves Redol»):



Tiveram ainda lugar palestras de ilustres professores do nosso Agrupamento: «Women: Writing is Fighting», pela professora Isabel Filipe, «Emancipação Feminina: um Processo Inacabado» e «A Condição Feminina no Estado Novo», pelo professor Serafim Duarte e «A Mulher e a Escrita», pela professora Fátima Galhim.



Os alunos da disciplina de Espanhol brindaram a escola com excelentes dramatizações de textos da autoria da aluna Rita Vaz, do 8.º C, «La Mujer… Ayer, Hoy  y Mañana?», e da aluna Carolina Cardoso, do 8.º A, «La Mujer de Antaño y la Mujer de la Actualidad».



O Grupo de Teatro da Escola Secundária D. Duarte deslumbrou-nos a todos com a sua inesquecível sessão de «Poesia no Feminino»:



Os alunos do 5.º A e 5.º B, sob a orientação do professor Armando Pelicano e a preciosa colaboração das professoras de EVT, Carla Eusébio e Teresa Cavaco, apresentaram um exaustivo e delicioso trabalho sobre «As Mulheres Matemáticas»:


No Dia Internacional da Mulher, os alunos do 5.º C e do 6.º C, sob orientação dos professores Piedade Pereira, Alexandra Ramos e João Gonçalves, deram-nos o prazer de conhecer a biografia de inúmeras mulheres que se destacaram ao longo dos tempos.


Os alunos do 8.º D, A e C, orientados pelas professoras Teresa Loja, Isabel Costa, Vitória Ferreira e Claudina Sousa, apresentaram so seus trabalhos sobre «A Mulher e a Ciência»:



Preparados pelas professoras Natália Ferreira e Celeste Barreto, os alunos do 8.ºC e 9.º B apresentaram as suas belas «Leituras no Feminino» e «A Mulher e Os Loucos Anos 20»:



Com a orientação da professora Sónia Almeida, os alunos do 8.º B apresentaram a dramatização «Alma de Mulher» e os alunos do 7.º D, o fabuloso momento musical «M de Mulher»:



Os alunos do 9.º C, num magnífico espanhol, deram-nos a ver, num trabalho realizado com a ajuda da professora Cecília Pereira, a mulher de hoje:

Foi uma semana em cheio!

A todos, professores, alunos e convidados, a biblioteca escolar agradece o empenho, o entusiasmo e a enorme qualidade do trabalho apresentado.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

ENCONTRO COM O ESCRITOR E ILUSTRADOR PEDRO SEROMENHO

Na fria e luminosa manhã do dia 14 de fevereiro, os 21 alunos do 6.ºA mal podiam esperar pela chegada do escritor e ilustrador Pedro Seromenho, com quem tinham encontro marcado, pelas 10h30, na Casa Municipal da Cultura.
O entusiasmo era grande e a lição estava sabida:
 «O autor Pedro Seromenho, que tem nacionalidade portuguesa, nasceu sob a constelação de gémeos em 1975, na cidade de Salisbúria (Harare), República do Zimbabué. Com apenas dois anos de idade, fixou-se em Tavira e mais tarde em Braga, onde atualmente reside. Embora formado em Economia, Pedro Seromenho não encontrou a paixão que procurava nos números e, depois de se experimentar como cronista em diversos sites, revistas e jornais, decidiu dedicar o seu tempo inteiramente a ilustrar e a escrever livros infantis
Da sua experiência criativa, o escritor confessa:
«Não fazia ideia do enorme prazer que é comunicar com o público jovem. De facto, são eles que me exigem uma escrita mais criativa e também sensorial. E o resto é fácil. É sonhar.»
O diálogo fácil que naturalmente se estabeleceu com os alunos foi muito animado e esclarecedor. O mais surpreendente, porém, foi ver nascer, ao vivo, a ilustração de uma história.
Foi um encontro inesquecível!

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

TOP LEITORES de JANEIRO

No mês de janeiro, durante o qual a Biblioteca Escolar registou 279 requisições de livros, os melhores leitores foram:

- Marta Alves, 6.ºA - 6 requisições
- Inês Sousa Silva, 5.ºA - 6 requisições
- Ana Pinto, 6.ºA - 5 requisições
- Marlene Brás, 5.ºC - 4 requisições
- Ricardo Pereira, 6.ºB - 4 requisições
- Susana Carvalho, 6.ºB - 4 requisições
- Uvis Paleja, 6.ºB - 4 requisições

A todos os leitores, os nossos parabéns!

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

TRABALHOS PREMIADOS NO CONCURSO POSTAL DE NATAL 2011

Com os nossos calorosos parabéns, aqui ficam os trabalhos dos quatro(!) alunos do Agrupamento premiados pelo júri do Concurso Concelhio POSTAL DE NATAL 2011:

Edgar da Ponte
JI Póvoa de S. Martinho

Afonso Duarte - 4º ano
EB1 do Espírito Santo das Touregas

Uvis Paleja - 6º B
EB 2.3 Inês de Castro
Inês Oliveira - 8º D
EB 2.3 Inês de Castro

A Biblioteca Escolar agradece a participação, criatividade e entusiasmo dos alunos dos Jardins de Infância, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do nosso Agrupamento de Escolas.
Agradece igualmente todo o empenho, profissionalismo e colaboração dos professores de EVT, EV, docentes do 1.º Ciclo e educadores de infância envolvidos nesta atividade.

O NATAL NUM POSTAL

No sentido de promover a leitura, comemorando a quadra festiva do Natal, o Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares, em colaboração com a Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares, lançou o desafio a todos os alunos de, a partir da leitura atenta de um Conto de Natal, fazer nascer um Postal.
No nosso Agrupamento, a adesão não podia ter sido mais expressiva: foram apresentados a concurso 288 trabalhos (59 da Educação Pré-Escolar, 38 do 1.º Ciclo, 105 do 2.º Ciclo e 86 do 3.º Ciclo).
A enorme qualidade dos trabalhos tornou muito difícil a seleção do júri…
Vejamos alguns dos trabalhos apresentados:

Educação Pré-Escolar:


1.º Ciclo:


2.º e 3.º Ciclos:

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

A Biblioteca Veio à Nossa Escola

«No dia 30 de novembro, a professora responsável pela Biblioteca do Agrupamento Inês de Castro veio à nossa escola, a E. B. 1 do Espírito Santo das Touregas.
Quando a professora chegou, ela mostrou-nos a surpresa que tinha preparado para nós: eram duas meninas e um menino que nos vinham contar alguns contos e declamar poesias.
No fim de contarem as histórias, continuámos com a atuação dos meninos do primeiro ano, que declamaram uma poesia sobre as vogais. De seguida, os meninos do segundo ano cantaram uma canção. Depois dois meninos do terceiro ano fizeram a representação de uma peça de teatro, os restantes declamaram um poema. A seguir, os meninos do quarto ano disseram algumas quintilhas do ”Livro dos Disparates”.
No final todos nós recebemos uma bolacha Maria de chocolate.
Gostámos muito da visita da professora e dos meninos que a acompanharam.»

Matilde Simões, 4º ano




LER É MESMO UM PRAZER!

Nunca se leu tanto e com tanto entusiasmo na nossa Biblioteca!
No mês de Setembro, em apenas duas semanas, a Biblioteca registou 129 requisições de livros.
Em Outubro, registaram-se 206 requisições.
No mês de Novembro, o número de requisições aumentou para perto de 300!
Confirmando o interesse e entusiasmo, aqui ficam as imagens: