Biblioteca Viva

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

ENCONTRO COM A ESCRITORA MARGARIDA FONSECA SANTOS

Na fria manhã do dia 21 de fevereiro, os alunos do 5.º C da nossa escola deslocaram-se à Casa da Cultura de Coimbra, a fim de participarem num encontro com a escritora Margarida Fonseca Santos que juntou todas as escolas da Rede Concelhia de Coimbra.

Após uma leitura atenta e um empenhado estudo da obra da autora O Peixe Azul, os nossos alunos apresentaram a divertida dramatização «A TV Castro entrevista o Peixe Azul». O resultado foi excelente, como documentam as fotos que se seguem…

 


terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Participação no concurso de escrita criativa "E SE EU FOSSE UM PEIXE?"

 

Enquadrado no Ano Internacional para a Cooperação pela Água, declarado pelas Nações Unidas, e no ano em que o Plano Nacional de Leitura propõe que a Semana da Leitura 2013 se centre no tema «O MAR», a Biblioteca Escolar aderiu ao concurso de escrita criativa "E SE EU FOSSE UM PEIXE?" com excelentes trabalhos de algumas turmas do 1.º ciclo.

Para não sermos acusados de excesso de entusiasmo e exagero na sua avaliação, apresentamos alguns textos, cuja qualidade falará por si…

 
 
Raquel Pires
EB1 Almas de Freire
4º Ano Turma:6
 
 
João Borges
EB1 Almas de Freire
4º Ano Turma:7
 
 
João Simões
EB1 Cruz dos Morouços
4º Ano Turma: 9
 
 

Francisco Lopes
EB1 Cruz dos Morouços
3º Ano Turma: 9
 
 

Bernardo Vilela
EB1 Cruz dos Morouços
3º Ano Turma: 9
 
 
Laura Amaral
EB1 Fala
4º Ano Turma: 15

 
 
Diogo Margalho
EB1 Fala
4º Ano Turma: 15
 
 
Guilherme Mata
EB1 Fala
4º Ano Turma: 15 
 
 
  
Trabalho coletivo
EB1 Fala
3º Ano Turma: 14


Trabalho coletivo
EB1 Espírito Santo das Touregas
3º e 4º Ano Turma: 11

 


sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

HOMENAGEANDO MANUEL ANTÓNIO PINA

No sentido de homenagear a obra e o escritor Manuel António Pina, o Clube de Teatro da Escola Secundária D. Duarte, festejando o Natal, visitou a Biblioteca Escolar da Inês de Castro, trazendo consigo a deliciosa leitura encenada dos contos «Mais depressa, Reis Magos, mais depressa!» e «O cavalinho de pau do Menino Jesus».
 

A atividade foi desenvolvida para um público constituído por alunos de idades bastante diversificadas, do 5.º ao 9.º ano, que calorosamente recebeu o trabalho da Trupe Leal Conselheiro.

Vejamos as reações dos alunos do 5.º B, 6.º A e 7.º B:
 



E dos alunos do 9.º A, 9.º C e 9.º D:

A todos os que não puderam estar presentes, aconselhamos vivamente a leitura destes magníficos contos de Manuel António Pina.

 

segunda-feira, 4 de junho de 2012

«CONTA-NOS UMA HISTÓRIA!»

A iniciativa “Conta-nos uma história!", promovida pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC), através da Direção-Geral da Educação (DGE), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e do Plano Nacional de Leitura (PNL), em parceria com a Microsoft, contou com 400 histórias submetidas a concurso.

Os alunos da turma 9, do 2.º ano, da EB1 de Fala, orientados pela professora Anunciação Medina, requisitaram e leram a obra É um Livro, da autoria de Lane Smith, criando, com base nela, uma divertidíssima dramatização.

Na manhã do inesquecível e extenuante dia 16 de março, os nossos artistas vieram conhecer o espaço da biblioteca e os seus recursos, mostrando um enorme entusiamo e vontade de tudo aprender.

À tarde, caracterizados a rigor, repetiram ensaios e foram feitas as gravações pelo realizador João Peixoto, com a seriedade e o profissionalismo de quem sabe do ofício.
 
Como inspiradamente resumiu o professor Daniel Peixoto, este foi «dia de sementeira».


Soube-se, agora, que obtiveram o 2.º prémio, a nível nacional, na categoria “Histórias em formato vídeo” (1.º e 2.º ano).

Pelo magnífico trabalho realizado, muitos, muitos PARABÉNS a TODOS!

quarta-feira, 16 de maio de 2012

SEMANA DA LEITURA 2012


Nos dias 7, 8, 9, 10 e 11 de Maio, teve lugar, no nosso Agrupamento, a Semana da Leitura.

Na nossa Biblioteca, muitas foram as atividades envolvendo alunos, professores, convidados, pais e encarregados de educação.
Denominador comum a todas elas? Festejar o livro e a leitura.
Nesta Semana da Leitura, os professores quiseram partilhar a importância da leitura na sua formação e dar o vivo testemunho do prazer da sua experiência como leitores.
O professor Jorge Pereira, docente no Agrupamento de Escolas Martim de Freitas, pronta e generosamente aceitou o nosso convite, brindando-nos com uma emocionante «Hora do Conto», a que se seguiu o desafio de uma reflexão orientada pela professora Piedade Pereira:
As sessões de «Leituras Partilhadas» entre turmas, com base, maioritariamente, nas leituras realizadas no âmbito do PNL, voltaram a ser um sucesso.

A fascinante obra O Sam e o Som - Sam and Sound, de Ana Saldanha, preciosamente ilustrada por Gémeo Luís, mereceu uma atenção muito especial aos alunos do 8.º C, orientados pela professora Arminda Mendes:


Partindo da obra poética de António Gedeão, Jorge de Sousa Braga, Rui Namorado e Carlos Roque, os mesmos alunos, sob orientação das professoras Vitória Ferreira e Claudina Sousa, apresentaram-nos uma preciosa sessão de «Poesia e Ciência»:


Numa inesquecível sessão de «Leituras Com Outros Sotaques», a Una Paleja, aluna do 5.º A, e o Uvis Paleja, aluno do 6.º B, trouxeram-nos, num delicioso português aprendido em apenas alguns meses, a leitura de um conto tradicional da Letónia, país de origem destes nossos maravilhosos contadores de histórias.


Os alunos do 5.º D lançaram o desafio e os pais do Alexandre Cotrim, da Filipa Lebre, do Miguel Barroso e a tia da Leonor Santos inventaram disponibilidade (com grande esforço, como facilmente se imagina…) para nos falarem da sua experiência como leitores e das leituras que os marcaram. A atenção e o vivo entusiamo dos que os escutaram falam por si:



E tudo isto sob a égide da exposição «Retrato de um Escritor», resultado magnífico do excelente trabalho realizado, na disciplina de Oficina de Artes, pelos alunos da turma F, do 12.º ano, da Escola Secundária Quinta das Flores.


Foi bonita, a nossa Festa da Leitura!

sexta-feira, 27 de abril de 2012

«UM OLHAR SOBRE A UNIÃO EUROPEIA»







Registem-se, igualmente, as generosas palavras do Dr. Ricardo Costa, organizador da iniciativa:

«Um sentido agradecimento a todos os Alunos e Professores das Escolas da Rede de Bibliotecas de Coimbra, pelos excelentes trabalhos sobre a União Europeia que apresentaram na exposição no TAGV, tendo demonstrado um notável conhecimento sobre a UE, uma admirável criatividade e uma grande qualidade no desempenho, que muito diz desta sua geração.»

No âmbito do I Ciclo de Conferências de Estudos Europeus da Universidade de Coimbra, esteve patente, no Teatro Académico Gil Vicente, uma exposição das Escolas da Rede de Bibliotecas de Coimbra, na qual o 5.º B e as turmas A B e C do oitavo ano do nosso Agrupamento participaram, sob orientação dos respetivos professores dos departamentos de Expressões e Ciências Sociais e Humanas. O resultado foi um imponente e colorido puzzle gigante, feito de pesquisa, dedicação e criatividade.

Aqui fica o registo dessa obra coletiva, bem como dos outros trabalhos das escolas e agrupamentos participantes.