segunda-feira, 14 de março de 2016
Publicada por
Biblioteca do Agrupamento Inês de Castro
à(s)
09:24
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:
Atividades da BE
Publicada por
Biblioteca do Agrupamento Inês de Castro
à(s)
08:42
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:
Atividades da BE
quinta-feira, 10 de março de 2016
segunda-feira, 7 de março de 2016
DIA ESCOLAR DA NÃO VIOLÊNCIA E DA PAZ
No dia 30 de janeiro, sábado, comemorou-se o Dia Escolar da Não Violência e da Paz, assinalando-se a data da
morte de Mahatma Ghandi (1869-1948).
No dia anterior, a Biblioteca Escolar e as docentes do Departamento de Línguas
(Português - 2º Ciclo) da EB 2,3 de Inês de Castro levaram a cabo uma atividade
de sensibilização para os valores fundamentais da tolerância, solidariedade e
respeito mútuo, procurando chamar a atenção dos alunos para a necessidade de
uma educação permanente para a Paz e a Não Violência.
Os alunos redigiram frases alusivas ao tema, sendo depois
divulgadas a toda a comunidade escolar sob a forma de pombas brancas e marcadores
de livros.
O mais perfeito ato do
homem é a paz.
E por ser tão
completo, tão pleno,
em si mesmo, é
o mais difícil.
Ana Matilde Santos e Diana Vaz - 6.º
C
Paz, liberdade de escolher
Viver num mundo colorido
De abraços e mãos dadas
Dando à vida outro sentido.
Iara Rocha e Cátia Silvano
- 6.º B
Publicada por
Biblioteca do Agrupamento Inês de Castro
à(s)
08:21
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:
Atividades da BE
terça-feira, 1 de dezembro de 2015
Abram alas...
... e deixem passar músicos e
princesas, burros e rainhas, ervilhas, galos, gatos e cães! O espetáculo vai
começar!
Nos dias 16 e 17 de novembro, a Biblioteca Inês de Castro recebeu a visita da companhia teatral ATRAPALHARTE e do seu mais recente espetáculo, «ESTENDAL DE CONTOS», baseado nas obras «A princesa e a ervilha», de Hans Christian Andersen, e «Os músicos de Bremen», dos Irmãos Grimm. Sabendo da notícia, logo acorreram os alunos do 4.º ano da EB1 de Cruz de Morouços, EB1 da Póvoa de S. Martinho, EB1 de Fala, EB1 de Espírito Santo das Touregas, EB1 de Almas de Freire e EB1 de S. Martinho do Bispo. Não querendo ficar atrás, juntaram-se-lhes os alunos do 5.º A, 5.º B, 5.º C, 6.º A, 6.º B e 6.º C.
Nos dias 16 e 17 de novembro, a Biblioteca Inês de Castro recebeu a visita da companhia teatral ATRAPALHARTE e do seu mais recente espetáculo, «ESTENDAL DE CONTOS», baseado nas obras «A princesa e a ervilha», de Hans Christian Andersen, e «Os músicos de Bremen», dos Irmãos Grimm. Sabendo da notícia, logo acorreram os alunos do 4.º ano da EB1 de Cruz de Morouços, EB1 da Póvoa de S. Martinho, EB1 de Fala, EB1 de Espírito Santo das Touregas, EB1 de Almas de Freire e EB1 de S. Martinho do Bispo. Não querendo ficar atrás, juntaram-se-lhes os alunos do 5.º A, 5.º B, 5.º C, 6.º A, 6.º B e 6.º C.
E foi assim a festa…
Nas aulas da disciplina de Português, antes de verem o espetáculo, os alunos estudaram os contos «A Princesa e a Ervilha» e «Os Músicos de Bremen».
Depois da festa, os alunos do 6.º B escreveram a seguinte notícia:
«AtrapalhArte» na Inês de Castro
Nos dias 16
e 17 de novembro, a Escola Inês de Castro recebeu a Companhia de
Teatro “AtrapalhArte” para a apresentação do seu mais recente espetáculo
“Estendal de Contos”.
As
turmas do 4.º, 5.º e 6.º ano foram bastante recetivas a esta atividade
promovida pela Biblioteca Escolar, que consistiu na adaptação teatral dos
contos “A Princesa e a Ervilha“, de Hans Christian Andersen, e “Os Músicos de
Bremen”, dos Irmãos Grimm, cuja leitura é recomendada pelas Metas Curriculares
de Português do 4.º e 6.º ano.
À semelhança de anos anteriores, a Escola Inês de
Castro recebeu, com entusiasmo, esta Companhia, sendo uma das primeiras escolas
do país a assistir a este espetáculo. De referir que o mesmo se encontra em
digressão pelas escolas de norte a sul do país e já se encontra esgotado até ao
final do ano letivo.
Os alunos da
Inês de Castro ficam à espera do próximo espetáculo desta companhia, em
2016.
Publicada por
Biblioteca do Agrupamento Inês de Castro
à(s)
08:57
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:
Atividades da BE
segunda-feira, 30 de novembro de 2015
A RAPARIGA QUE ROUBAVA LIVROS
Eis alguns comentários que os alunos quiseram deixar
registados:
«Gostei muito do filme… Muito marcante. Estou sem palavras…»
«O que me vai na alma é que gostei muito do filme…»
«É difícil acreditar no horror que a Humanidade é capaz de fazer. Como
é possível ser tão inteligente e tão ignorante ao mesmo tempo?
Com isto, só tenho uma coisa a dizer: temos muito que aprender!»
«Sem palavras!»
«Sem palavras!»
Publicada por
Biblioteca do Agrupamento Inês de Castro
à(s)
08:49
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:
Atividades da BE
terça-feira, 16 de junho de 2015
Brincando com as mãos e as palavras
Num encontro muito feliz, os alunos do 1.º ano do Curso de Animador Sociocultural da ES D. Duarte vieram à Biblioteca Inês de Castro conhecer as crianças do JI da Póvoa de S. Martinho e com elas trabalhar.
Sob a orientação atenta dos colegas mais velhos, os meninos do JI começaram por se dedicar à primorosa construção dos seus fantoches…
Criadas as personagens, seguiu-se a divertidíssima construção das histórias a que elas deram vida…
E nasceram histórias que começaram assim…
«Os Piratas Piscadores estavam sempre a piscar o olho e um dia enganaram-se no barco e entraram no barco do Capitão Gancho.
- Saiam já do meu barco – disse o Capitão Gancho.
Eles não sabiam sair porque não encontravam a saída porque estavam sempre a piscar o olho. Foi quando a Ísis viu uma coisa a brilhar:
- Olha um tesouro!»
Ou assim…
«No país dos peixes no ar, vivia um tubarão que era um grande comilão e uma noite encontrou um peixe que estava acordado pela noite inteira.
E o tubarão disse ao peixe:
- Se não dormes, eu vou-te comer!
Mas o peixinho Leonor, que era muito esperta, fugiu!
- Ah! Ah! Ah! É tão bom o tubarão enganar! Aqui neste país os peixes andam no ar e fazem coisas de encantar!»
Ou assim…
«Os cubinhos de gelo viviam muito felizes na casinha congeladora.
Um dia, a Mariana, distraída, abriu a porta da casinha congeladora e esqueceu-se dela aberta.
- Ai, ai, ai, que eu vou derreter – disse o cubinho mais novo.»
A continuação destas histórias?
Imagine-a quem estiver à altura destes grandes autores…
Publicada por
Biblioteca do Agrupamento Inês de Castro
à(s)
16:38
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:
Actividades da BE.
Subscrever:
Mensagens (Atom)






