E à espera deles estavam,
curiosos e entusiasmados, os alunos do 7.º e 8.º ano.
Nas aulas da disciplina de
Português, tinham lido e analisado os contos «Tenório» e «Miura», da
obra Bichos,
de Miguel Torga, e queriam muito
conhecer a leitura cénica que deles tinha feito a companhia de teatro «AtrapalhArte».
O encontro de leituras não poderia ter sido mais
feliz…
No dia 30 de janeiro, sábado, comemorou-se o Dia Escolar da Não Violência e da Paz, assinalando-se a data da
morte de Mahatma Ghandi (1869-1948).
No dia anterior, a Biblioteca Escolar e as docentes do Departamento de Línguas
(Português - 2º Ciclo) da EB 2,3 de Inês de Castro levaram a cabo uma atividade
de sensibilização para os valores fundamentais da tolerância, solidariedade e
respeito mútuo, procurando chamar a atenção dos alunos para a necessidade de
uma educação permanente para a Paz e a Não Violência.
Os alunos redigiram frases alusivas ao tema, sendo depois
divulgadas a toda a comunidade escolar sob a forma de pombas brancas e marcadores
de livros.
...e deixem passar músicos e
princesas, burros e rainhas, ervilhas, galos, gatos e cães! O espetáculo vai
começar! Nos dias 16
e 17 de novembro, a Biblioteca Inês de Castro recebeu a visita da
companhia teatral ATRAPALHARTE e do seu mais recente espetáculo,
«ESTENDAL DE CONTOS», baseado nas obras «A princesa e a ervilha»,
de Hans Christian Andersen, e «Os músicos de Bremen», dos Irmãos
Grimm. Sabendo da notícia, logo acorreram os alunos do 4.º ano da EB1
de Cruz de Morouços, EB1 da Póvoa de S. Martinho, EB1 de Fala, EB1 de Espírito
Santo das Touregas, EB1 de Almas de Freire e EB1 de S. Martinho do Bispo. Não querendo ficar atrás, juntaram-se-lhes os alunos do 5.º A, 5.º B,
5.º C, 6.º A, 6.º B e 6.º C.
E foi assim a festa…
Nas aulas da disciplina de Português, antes de verem o espetáculo, os alunos estudaram os contos «A Princesa e a Ervilha» e «Os Músicos de Bremen». Depois da festa, os alunos do 6.º B escreveram a seguinte notícia:
«AtrapalhArte» na Inês de
Castro
Nos dias 16
e 17 de novembro, a Escola Inês de Castro recebeu a Companhia de
Teatro “AtrapalhArte” para a apresentação do seu mais recente espetáculo
“Estendal de Contos”.
As
turmas do 4.º, 5.º e 6.º ano foram bastante recetivas a esta atividade
promovida pela Biblioteca Escolar, que consistiu na adaptação teatral dos
contos “A Princesa e a Ervilha“, de Hans Christian Andersen, e “Os Músicos de
Bremen”, dos Irmãos Grimm, cuja leitura é recomendada pelas Metas Curriculares
de Português do 4.º e 6.º ano.
À semelhança de anos anteriores, a Escola Inês de
Castro recebeu, com entusiasmo, esta Companhia, sendo uma das primeiras escolas
do país a assistir a este espetáculo. De referir que o mesmo se encontra em
digressão pelas escolas de norte a sul do país e já se encontra esgotado até ao
final do ano letivo.
Os alunos da
Inês de Castro ficam à espera do próximo espetáculo desta companhia, em
2016.