Biblioteca Viva

quarta-feira, 23 de março de 2016

OS BICHOS VIERAM À ESCOLA…


E à espera deles estavam, curiosos e entusiasmados, os alunos do 7.º e 8.º ano.
Nas aulas da disciplina de Português, tinham lido e analisado os contos «Tenório» e «Miura», da obra Bichos, de Miguel Torga, e queriam muito conhecer a leitura cénica que deles tinha feito a companhia de teatro «AtrapalhArte».

O encontro de leituras não poderia ter sido mais feliz…

                    

segunda-feira, 7 de março de 2016

DIA ESCOLAR DA NÃO VIOLÊNCIA E DA PAZ


No dia 30 de janeiro, sábado, comemorou-se o Dia Escolar da Não Violência e da Paz, assinalando-se a data da morte de Mahatma Ghandi (1869-1948). No dia anterior, a Biblioteca Escolar e as docentes do Departamento de Línguas (Português - 2º Ciclo) da EB 2,3 de Inês de Castro levaram a cabo uma atividade de sensibilização para os valores fundamentais da tolerância, solidariedade e respeito mútuo, procurando chamar a atenção dos alunos para a necessidade de uma educação permanente para a Paz e a Não Violência.
               Os alunos redigiram frases alusivas ao tema, sendo depois divulgadas a toda a comunidade escolar sob a forma de pombas brancas e marcadores de livros.


 O mais perfeito ato do homem é a paz.

                                                   E por ser tão completo, tão pleno,

        em si mesmo, é o mais difícil.    


Ana Matilde Santos e Diana Vaz  - 6.º C


                                                             Paz, liberdade de escolher

                                                             Viver num mundo colorido

                                                             De abraços e mãos dadas

                                                            Dando à vida outro sentido.
Iara Rocha e Cátia Silvano - 6.º B

 



 

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Abram alas...

 ... e deixem passar músicos e princesas, burros e rainhas, ervilhas, galos, gatos e cães! O espetáculo vai começar!
 
Nos dias 16 e 17 de novembro, a Biblioteca Inês de Castro recebeu a visita da companhia teatral ATRAPALHARTE e do seu mais recente espetáculo, «ESTENDAL DE CONTOS», baseado nas obras «A princesa e a ervilha», de Hans Christian Andersen, e «Os músicos de Bremen», dos Irmãos Grimm. Sabendo da notícia, logo acorreram os alunos do 4.º ano da EB1 de Cruz de Morouços, EB1 da Póvoa de S. Martinho, EB1 de Fala, EB1 de Espírito Santo das Touregas, EB1 de Almas de Freire e EB1 de S. Martinho do Bispo. Não querendo ficar atrás, juntaram-se-lhes os alunos do 5.º A, 5.º B, 5.º C, 6.º A, 6.º B e 6.º C.


E foi assim a festa…




Nas aulas da disciplina de Português, antes de verem o espetáculo, os alunos estudaram os contos «A Princesa e a Ervilha» e «Os Músicos de Bremen».
Depois da festa, os alunos do 6.º B escreveram a seguinte notícia:

«AtrapalhArte» na Inês de Castro       
 Nos dias 16 e 17 de novembro, a Escola Inês de Castro recebeu a Companhia de Teatro “AtrapalhArte” para a apresentação do seu mais recente espetáculo “Estendal de Contos”.
           As turmas do 4.º, 5.º e 6.º ano foram bastante recetivas a esta atividade promovida pela Biblioteca Escolar, que consistiu na adaptação teatral dos contos “A Princesa e a Ervilha“, de Hans Christian Andersen, e “Os Músicos de Bremen”, dos Irmãos Grimm, cuja leitura é recomendada pelas Metas Curriculares de Português do 4.º e 6.º ano.
        À semelhança de anos anteriores, a Escola Inês de Castro recebeu, com entusiasmo, esta Companhia, sendo uma das primeiras escolas do país a assistir a este espetáculo. De referir que o mesmo se encontra em digressão pelas escolas de norte a sul do país e já se encontra esgotado até ao final do ano letivo.
                Os alunos da Inês de Castro ficam à espera do próximo espetáculo desta companhia, em 2016.  
                                                                       Texto coletivo - 6º B

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

A RAPARIGA QUE ROUBAVA LIVROS





Eis alguns comentários que os alunos quiseram deixar registados:

«Gostei muito do filme… Muito marcante. Estou sem palavras…»
«O que me vai na alma é que gostei muito do filme…»
«É difícil acreditar no horror que a Humanidade é capaz de fazer. Como é possível ser tão inteligente e tão ignorante ao mesmo tempo? 
Com isto, só tenho uma coisa a dizer: temos muito que aprender!»

«Sem palavras!»