Biblioteca Viva

terça-feira, 12 de abril de 2016

INÊS DE CASTRO A LER +


Na manhã do dia 15 de março, os alunos do 5.º B e do 5.º C da Escola Inês de Castro juntaram-se aos colegas das Escolas de Taveiro, Martim de Freitas, Quinta das Flores e S. Silvestre, para, todos juntos, na Casa da Cultura de Coimbra, celebrarem o encontro com a escritora Ana Maria Magalhães.
Vestidos a rigor, os alunos do 5.º B apresentaram o belo trabalho «Receita para Viver Aventuras», a que se seguiu a divertida dramatização, pelos alunos do 5.º C, do 1.º capítulo da obra Uma Aventura na Quinta das Lágrimas.

Parabéns a todos os alunos pelo seu excelente desempenho!



segunda-feira, 11 de abril de 2016

CONCURSO «HÁ POESIA NA ESCOLA» | 7.ª Edição

CONCURSO DE POESIA 2016 - RESULTADO FINAL

1.º CICLO

1.º prémio

Francisca Melo Barraca
EB1 Ribeira de Frades – 3.º ano
Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste

2.º CICLO

1.º prémio

Lara Silva
EB 2,3 Inês de Castro – 5.º C – n.º 9
Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste

  
3.º CICLO
3.º prémio

Mariana Pessoa
EB 2,3 Inês de Castro – 7.º C – n.º 14
Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste

Poemas a Concurso - Livro digital


quarta-feira, 23 de março de 2016

«LAÇOS DE LEITURA»


Na firme convicção de que a leitura cria laços entre o leitor e o texto, entre o texto e outros textos, entre o leitor e outros leitores, os alunos do 7.º C resolveram convidar pais, encarregados de educação e familiares para uma «aula aberta», na Biblioteca Escolar, em torno da obra de Miguel Torga.
A adesão à iniciativa não poderia ter sido mais gratificante!

E a Ana Margarida deu voz a uma opinião generalizada:
«Foi uma atividade muito importante para desenvolver a relação entre pais, filhos, familiares, professores, escritores… Apercebemo-nos de como é bom partilhar uma aula com as pessoas de quem mais gostamos. Foi uma manhã divertida, em que sentimos bem que todos estamos ligados de alguma forma.»

Fica o registo fotográfico, a acrescentar à feliz memória que momentos como estes deixam em quem neles participou...

     

OS BICHOS VIERAM À ESCOLA…


E à espera deles estavam, curiosos e entusiasmados, os alunos do 7.º e 8.º ano.
Nas aulas da disciplina de Português, tinham lido e analisado os contos «Tenório» e «Miura», da obra Bichos, de Miguel Torga, e queriam muito conhecer a leitura cénica que deles tinha feito a companhia de teatro «AtrapalhArte».

O encontro de leituras não poderia ter sido mais feliz…