Biblioteca Viva

terça-feira, 19 de abril de 2016

«Árvores são poemas que a terra escreve para o céu» (Khalil Gibran)


Sabendo nós que «Todo o tempo é de poesia / Desde a névoa da manhã / à névoa do outro dia» (como, inspiradamente, nos ensina António Gedeão), não quisemos deixar de assinalar o Dia Mundial da Árvore e o Dia Mundial da Poesia, que se celebram, como é sabido, no dia 21 de março.
A título de exemplo, aqui fica o registo de textos primorosamente elaborados por alunos do 5.º A, 5.º B, 5.º C, 6.º C e de alguns dos belos textos produzidos quando alunos da EB1 de S. Martinho do Bispo, EB1 da Póvoa de S. Martinho, EB1 de Almas de Freire, EB1 de Espírito Santo das Touregas, EB1 da Cruz de Morouços e EB1 de Fala, no âmbito da Academia da Páscoa, visitaram a Escola Inês de Castro.

terça-feira, 12 de abril de 2016

INÊS DE CASTRO A LER +


Na manhã do dia 15 de março, os alunos do 5.º B e do 5.º C da Escola Inês de Castro juntaram-se aos colegas das Escolas de Taveiro, Martim de Freitas, Quinta das Flores e S. Silvestre, para, todos juntos, na Casa da Cultura de Coimbra, celebrarem o encontro com a escritora Ana Maria Magalhães.
Vestidos a rigor, os alunos do 5.º B apresentaram o belo trabalho «Receita para Viver Aventuras», a que se seguiu a divertida dramatização, pelos alunos do 5.º C, do 1.º capítulo da obra Uma Aventura na Quinta das Lágrimas.

Parabéns a todos os alunos pelo seu excelente desempenho!



segunda-feira, 11 de abril de 2016

CONCURSO «HÁ POESIA NA ESCOLA» | 7.ª Edição

CONCURSO DE POESIA 2016 - RESULTADO FINAL

1.º CICLO

1.º prémio

Francisca Melo Barraca
EB1 Ribeira de Frades – 3.º ano
Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste

2.º CICLO

1.º prémio

Lara Silva
EB 2,3 Inês de Castro – 5.º C – n.º 9
Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste

  
3.º CICLO
3.º prémio

Mariana Pessoa
EB 2,3 Inês de Castro – 7.º C – n.º 14
Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste

Poemas a Concurso - Livro digital


quarta-feira, 23 de março de 2016

«LAÇOS DE LEITURA»


Na firme convicção de que a leitura cria laços entre o leitor e o texto, entre o texto e outros textos, entre o leitor e outros leitores, os alunos do 7.º C resolveram convidar pais, encarregados de educação e familiares para uma «aula aberta», na Biblioteca Escolar, em torno da obra de Miguel Torga.
A adesão à iniciativa não poderia ter sido mais gratificante!

E a Ana Margarida deu voz a uma opinião generalizada:
«Foi uma atividade muito importante para desenvolver a relação entre pais, filhos, familiares, professores, escritores… Apercebemo-nos de como é bom partilhar uma aula com as pessoas de quem mais gostamos. Foi uma manhã divertida, em que sentimos bem que todos estamos ligados de alguma forma.»

Fica o registo fotográfico, a acrescentar à feliz memória que momentos como estes deixam em quem neles participou...

     

OS BICHOS VIERAM À ESCOLA…


E à espera deles estavam, curiosos e entusiasmados, os alunos do 7.º e 8.º ano.
Nas aulas da disciplina de Português, tinham lido e analisado os contos «Tenório» e «Miura», da obra Bichos, de Miguel Torga, e queriam muito conhecer a leitura cénica que deles tinha feito a companhia de teatro «AtrapalhArte».

O encontro de leituras não poderia ter sido mais feliz…