Muitos parabéns aos alunos e ao professor de Educação Tecnológica do 6.º F por este magnífico presépio, todo ele criado a partir de materiais reciclados!
sábado, 9 de dezembro de 2017
quinta-feira, 23 de novembro de 2017
O inverno
Chegou o
inverno. Sinto a sua chegada dentro de mim. Lá fora, as árvores devem sentir o
mesmo. As suas bonitas folhas, enregeladas, caem formando um manto colorido
sobre a geada da manhã. Gosto do inverno, de ouvir a chuva a cair e a formar
poças de água, de estar em casa à lareira a comer castanhas. É reconfortante.
Apesar do
frio, a árvore não cedeu! A minha árvore que plantei há muito tempo, num jardim
ainda despido. Lembro-me de quando era mais nova me encostar a ela. Era como se me abraçasse e me envolvesse no seu tronco rígido mas acolhedor. Estendia
para mim uma cama fofa de folhas coloridas, vermelhas, amarelas, castanhas... Podia passar lá horas e horas, envolvida pelo silêncio. Costumava ler-lhe histórias e falar com ela, pois, na minha inocência, acreditava que os seus
frutos ficariam mais doces e as suas flores mais belas.
Agora sinto
que ela também está mais velha, que as folhas já não brilham tanto, que o seu
tronco já não se molda em mim. Apesar disso, continuo a sentir a sua presença e
a acreditar que vai sempre ser assim!
A.M.P., 9.º A
O Mundo do Presente do Conjuntivo
Que haja paz,
Que se possa
acabar com a violência!
Que se torne
feliz cada homem,
Que se respeitem
os mais velhos,
Que não se discrimine
ninguém pela raça ou pela fé.
Que se acabe com
a poluição:
Que se plantem
árvores e flores,
Que se protejam
as espécies,
Que os rios estejam
limpos e livres.
Que os oceanos banhem
praias limpas.
Que os plásticos desapareçam
do mar.
Que se crie um
mundo melhor
Onde haja
felicidade!
Alunos do 6.º D
terça-feira, 7 de novembro de 2017
DESAFIO DE ESCRITA CRIATIVA
«88 PALAVRAS
PARA CONTAR UMA HISTÓRIA DE NATAL»
Margarida Fonseca Santos, com vários livros publicados, na sua maioria para crianças e jovens, orienta oficinas
de escrita criativa e defende que «a magia das histórias curtas» nasce, sobretudo, do «equilíbrio entre aquilo que se quer contar
e aquilo que se permite ao leitor adivinhar em cada frase». Garante-nos ela
que «passamos uns bons minutos, de língua de fora, como quando
temos de recortar uma figurinha complicada, a contornar as palavras
dispensáveis, a esconder segredos, a descobrir como se pode dizer tanto…
escrevendo tão pouco!»
Por concordarmos inteiramente com o
que esta escritora nos diz, o desafio que te lançamos é que nos contes uma história de Natal… em 88 palavras!
O teu texto deverá:
- ter uma árvore como personagem principal;
- incluir obrigatoriamente as
palavras «chama» e
«escuridão»;
- apresentar rigorosamente 88 palavras.
Envia a tua história para o endereço
eletrónico beicastro@aecoimbraoeste.pt , até ao próximo
dia 08 de dezembro!
Não te esqueças de identificar o
trabalho com o teu nome, número, turma e ano.
As melhores histórias serão
divulgadas numa exposição e/ou publicadas no blogue da Biblioteca (identificadas
apenas com as iniciais do teu nome). Talvez haja uma surpresa!
DESAFIA A TUA CRIATIVIDADE e PARTICIPA!
A equipa da Biblioteca
Escolar
quarta-feira, 7 de dezembro de 2016
Os Fantásticos LIVROS VOADORES do 5.º E
Em novembro, foi a vez
de os alunos do 5.º E se deslocarem à Biblioteca Escolar a fim de conhecerem o
premiado filme «Os Fantásticos Livros Voadores do Senhor Morris Lessmore».
Após o atento visionamento deste belíssimo filme de animação, os alunos caracterizaram as personagens, identificaram tempos, descreveram espaços, reconstituíram a ação, discutiram ideias, descobriram sentidos…
E assim nasceu o conjunto
dos fantásticos trabalhos que aqui deixamos.
Muitos parabéns a todos os alunos pelo dedicado trabalho que
desenvolveram e pela sensibilidade demonstrada.
Publicada por
Biblioteca do Agrupamento Inês de Castro
à(s)
08:16
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:
Atividades da BE
sexta-feira, 13 de maio de 2016
«OH! QUE MARÉ TÃO DE PRATA!»
Foi uma verdadeira «maré de prata» aquela que levou a Lisboa, no
luminoso dia 28 de abril, os alunos do 9.º A, 9.º B e 9.º C do AECO.
Guiava estes «valentes remadores» o propósito de assistir à tão
esperada representação teatral do Auto da
Barca do Inferno, de Gil Vicente, no assombroso cenário do claustro do
Mosteiro dos Jerónimos, de visitar o Museu Nacional de Arqueologia e de
conhecer, aprofundadamente, o Museu da Eletricidade.
De acordo com o testemunho de alunos e professores, esta Visita de
Estudo, realizada no âmbito das disciplinas de Português, História e
Físico-Química, atingiu plenamente os seus objetivos!
Aqui
fica o registo fotográfico.
Publicada por
Biblioteca do Agrupamento Inês de Castro
à(s)
09:46
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:
Promoção da leitura
terça-feira, 19 de abril de 2016
«Árvores são poemas que a terra escreve para o céu» (Khalil Gibran)
Sabendo nós que «Todo o tempo é de poesia / Desde a névoa da manhã / à névoa do outro dia» (como, inspiradamente, nos
ensina António Gedeão), não quisemos
deixar de assinalar o Dia Mundial da
Árvore e o Dia Mundial da Poesia,
que se celebram, como é sabido, no dia 21 de março.
A título de exemplo, aqui fica o registo de textos primorosamente
elaborados por alunos do 5.º A, 5.º B, 5.º C, 6.º C e de alguns
dos belos textos produzidos quando alunos da EB1 de S. Martinho do Bispo, EB1
da Póvoa de S. Martinho, EB1 de Almas
de Freire, EB1 de Espírito Santo das
Touregas, EB1 da Cruz de Morouços
e EB1 de Fala, no âmbito da Academia da Páscoa, visitaram a Escola Inês de Castro.
Publicada por
Biblioteca do Agrupamento Inês de Castro
à(s)
03:54
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:
Promoção da leitura.
Subscrever:
Mensagens (Atom)




