Biblioteca Viva

sábado, 9 de dezembro de 2017

O 6.º F deseja BOAS FESTAS a TODOS!





Muitos parabéns aos alunos e ao professor de Educação Tecnológica do 6.º F por este magnífico presépio, todo ele criado a partir de materiais reciclados!




quinta-feira, 23 de novembro de 2017



O inverno

Chegou o inverno. Sinto a sua chegada dentro de mim. Lá fora, as árvores devem sentir o mesmo. As suas bonitas folhas, enregeladas, caem formando um manto colorido sobre a geada da manhã. Gosto do inverno, de ouvir a chuva a cair e a formar poças de água, de estar em casa à lareira a comer castanhas. É reconfortante.
Apesar do frio, a árvore não cedeu! A minha árvore que plantei há muito tempo, num jardim ainda despido. Lembro-me de quando era mais nova me encostar a ela. Era como se me abraçasse e me envolvesse no seu tronco rígido mas acolhedor. Estendia para mim uma cama fofa de folhas coloridas, vermelhas, amarelas, castanhas... Podia passar lá horas e horas, envolvida pelo silêncio. Costumava ler-lhe histórias e falar com ela, pois, na minha inocência, acreditava que os seus frutos ficariam mais doces e as suas flores mais belas.
Agora sinto que ela também está mais velha, que as folhas já não brilham tanto, que o seu tronco já não se molda em mim. Apesar disso, continuo a sentir a sua presença e a acreditar que vai sempre ser assim! 
A.M.P., 9.º A



O Mundo do Presente do Conjuntivo


Que haja paz,

Que se possa acabar com a violência!

Que se torne feliz cada homem,

Que se respeitem os mais velhos,

Que não se discrimine ninguém pela raça ou pela fé.

Que se acabe com a poluição:

Que se plantem árvores e flores,

Que se protejam as espécies,

Que os rios estejam limpos e livres.

Que os oceanos banhem praias limpas.

Que os plásticos desapareçam do mar.

Que se crie um mundo melhor

Onde haja felicidade!

                                                  Alunos do 6.º D


terça-feira, 7 de novembro de 2017

DESAFIO DE ESCRITA CRIATIVA




«88  PALAVRAS PARA CONTAR UMA HISTÓRIA DE NATAL»

           Margarida Fonseca Santos, com vários livros publicados, na sua maioria para crianças e jovens, orienta oficinas de escrita criativa e defende que «a magia das histórias curtas» nasce, sobretudo, do «equilíbrio entre aquilo que se quer contar e aquilo que se permite ao leitor adivinhar em cada frase». Garante-nos ela que «passamos uns bons minutos, de língua de fora, como quando temos de recortar uma figurinha complicada, a contornar as palavras dispensáveis, a esconder segredos, a descobrir como se pode dizer tanto… escrevendo tão pouco!»

            Por concordarmos inteiramente com o que esta escritora nos diz, o desafio que te lançamos é que nos contes uma história de Natal… em 88 palavras!


            O teu texto deverá:

            - ter uma árvore como personagem principal;
            - incluir obrigatoriamente as palavras «chama» e «escuridão»;
            - apresentar rigorosamente 88 palavras.


            Envia a tua história para o endereço eletrónico beicastro@aecoimbraoeste.pt , até ao próximo dia 08 de dezembro!
            Não te esqueças de identificar o trabalho com o teu nome, número, turma e ano.

            As melhores histórias serão divulgadas numa exposição e/ou publicadas no blogue da Biblioteca (identificadas apenas com as iniciais do teu nome). Talvez haja uma surpresa!


DESAFIA A TUA CRIATIVIDADE e PARTICIPA!


A equipa da Biblioteca Escolar

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Os Fantásticos LIVROS VOADORES do 5.º E

Em novembro, foi a vez de os alunos do 5.º E se deslocarem à Biblioteca Escolar a fim de conhecerem o premiado filme «Os Fantásticos Livros Voadores do Senhor Morris Lessmore».

Após o atento visionamento deste belíssimo filme de animação, os alunos caracterizaram as personagens, identificaram tempos, descreveram espaços, reconstituíram a ação, discutiram ideias, descobriram sentidos…
E assim nasceu o conjunto dos fantásticos trabalhos que aqui deixamos.



Muitos parabéns a todos os alunos pelo dedicado trabalho que desenvolveram e pela sensibilidade demonstrada.

sexta-feira, 13 de maio de 2016

«OH! QUE MARÉ TÃO DE PRATA!»



Foi uma verdadeira «maré de prata» aquela que levou a Lisboa, no luminoso dia 28 de abril, os alunos do 9.º A, 9.º B e 9.º C do AECO.

Guiava estes «valentes remadores» o propósito de assistir à tão esperada representação teatral do Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, no assombroso cenário do claustro do Mosteiro dos Jerónimos, de visitar o Museu Nacional de Arqueologia e de conhecer, aprofundadamente, o Museu da Eletricidade.
De acordo com o testemunho de alunos e professores, esta Visita de Estudo, realizada no âmbito das disciplinas de Português, História e Físico-Química, atingiu plenamente os seus objetivos!
Aqui fica o registo fotográfico.




terça-feira, 19 de abril de 2016

«Árvores são poemas que a terra escreve para o céu» (Khalil Gibran)


Sabendo nós que «Todo o tempo é de poesia / Desde a névoa da manhã / à névoa do outro dia» (como, inspiradamente, nos ensina António Gedeão), não quisemos deixar de assinalar o Dia Mundial da Árvore e o Dia Mundial da Poesia, que se celebram, como é sabido, no dia 21 de março.
A título de exemplo, aqui fica o registo de textos primorosamente elaborados por alunos do 5.º A, 5.º B, 5.º C, 6.º C e de alguns dos belos textos produzidos quando alunos da EB1 de S. Martinho do Bispo, EB1 da Póvoa de S. Martinho, EB1 de Almas de Freire, EB1 de Espírito Santo das Touregas, EB1 da Cruz de Morouços e EB1 de Fala, no âmbito da Academia da Páscoa, visitaram a Escola Inês de Castro.