Foi no absoluto cumprimento deste ensinamento de Saramago que os alunos de várias turmas visitaram a exposição «Mulheres que Leem», apresentada, durante o mês de março e no âmbito da Semana «A Mulher e a Cultura», na Biblioteca Escolar.
Convidados a descrever, com a máxima objetividade e por escrito, a sua imagem preferida, os alunos foram depois colocados perante a exigente tarefa de apresentar as razões da sua preferência e sugerir um título para a imagem selecionada.
Foi um prazer vê-los, empenhados, a trabalhar.
Ao longo das várias sessões, muitos foram os alunos a selecionar esta imagem de Jillian Tamaki:
Ouçamos as razões do aluno Pedro Páscoa, do 8.ºD:
"Selecionei esta imagem porque, no meio de tanta escuridão, uma mulher, com o seu livro, consegue abstrair-se de tudo e entrar no mundo da leitura."
Para esta imagem, o mesmo aluno sugeriu o título "Escuridão a Cores".
O André Silva, do 9.º C, escolheu este belo quadro de Renoir:
E fundamentou a sua escolha:
"Selecionei esta imagem, porque penso que os melhores momentos da nossa vida são partilhados com a nossa família. Quando olhei para esta imagem, gostei dela porque me lembrei da minha família e dos bons momentos que já passámos juntos."
A Jessica Ferreira, do 8.º A, optou por outro assombroso quadro de Renoir:
E defendeu o seu ponto de vista:
"Eu gosto desta imagem, porque a mulher que está a ler omite a sua face, como se procurasse um canto do mundo só para si e para a sua leitura."
A Alice Martins, do 6.º A, sugeriu, para a imagem de Rosie Music, o belo título «Ler Apaixonadamente»:
Selecionando a imagem de Silja Gotz, acima reproduzida, o aluno José Miguel Carrilho, do 6.º B, criou o inspiradíssimo título «A LEITURA ANDA SEMPRE CONNOSCO».
Haveria melhor forma de terminar esta festa?
Sem comentários:
Enviar um comentário