quinta-feira, junho 24, 2021

E PARA QUE SERVE UMA CADEIRA?

 

Se respondeu "Para nos sentarmos, não?!", este projeto é para si. Com ele se demonstra que uma cadeira serve, sim, para sentar e descansar, mas também para projetar, construir, desenhar, pintar, comunicar, criticar, denunciar, sonhar, partilhar, viajar e... celebrar a alegria de estarmos juntos!



Cartaz elaborado pelo docente Nuno Gaspar
Grande Colégio Universal do Porto



UMA IDEIA, 3 continentes, 17 escolas, 30 professores e 2260 alunos!


Com a pandemia, todos conhecemos, direta ou indiretamente, a experiência do isolamento prolongado e o consequente cansaço que a falta de contacto com os outros provoca em nós. 

Na adversidade deste contexto, surgiu a ideia de criar uma CADEIRA (“chair”), que funcionaria como SÍMBOLO de ESPERA pelo fim desta interminável pandemia que sobre todos nós se abateu. 

Assim nasceu, coordenado pelo docente Fernando Teixeira em articulação com a Biblioteca Escolar Inês de Castro, o projeto "ARTE CHAIR", no qual se convida cada participante a criar um objeto artístico resultante da construção, pintura e/ou aplicação de materiais sobre a maquete de uma cadeira. 


A Escola EB 2.3 Inês de Castro, do Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste, lançou o desafio e, até ao momento, já se inscreveram no projeto: 


- Escola do Magistério Comandante Kwenha de Benguela n.º 1124, Angola;


- várias escolas do Brasil: Centro Educacional Giácomo Zommer / Centro Educacional João Custódio Maciel / Grupo de Artes Professora Carolina Monteiro / Aldeias Infantis SOS - EMEF Professora Maria das Graças Andrade Vasconcelos e CMEI Hermann Gmeiner;


- várias escolas portuguesas: Escola EB 2.3 de Taveiro / Escola Secundária D. Duarte / Agrupamento de Escolas de Mafra / Agrupamento de Escolas de Barrancos / Agrupamento de Escolas Eduardo Gageiro / Grande Colégio Universal do Porto / Escola EB1 Almas de Freire / Escola EB1 de São Martinho / Escola EB1 Ribeira de Frades / Escola EB1 de Arrabal.




Aqui ficam algumas das maravilhas criadas pelos nossos alunos!








No final do ano letivo, cada escola fará uma exposição, física ou em formato digital, dos trabalhos dos alunos e selecionará o melhor trabalho de cada escalão (1.º Ciclo| 2.ºCiclo| 3.º Ciclo| Secundário). 

No final do projeto, cada escola participante divulgará uma exposição coletiva dos trabalhos vencedores de todas as escolas.




1 comentário:

  1. Entrei na Biblioteca e…maravilha! deparei-me com um festival de formas e cores! Um regalo para a vista! As peças dos nossos artistas brilhavam, banhadas pela luz do fim de tarde. Encanta-me a criatividade, a variedade do traço, a harmonia das cores , a delicadeza dos pormenores, a mensagem…
    Uma iniciativa de sucesso! Fantástico! Trabalho espetacular de professores, alunos e Biblioteca. Para contrariar o vírus teimoso…
    Teixeira, usaste pozinhos mágicos no projeto? Não para de crescer!

    ResponderEliminar