terça-feira, março 29, 2022

BICHOS COMO NÓS...

 



A exposição MIGUEL TORGA – O ESCRITOR e a OBRA foi o “espaço pedagógico” que três docentes escolheram para as suas aulas com os alunos do 7.º A, 7.º B, 7.º C e 7.º D, os quais se encontram a estudar, na disciplina de Português, um conto da obra BICHOS, de MIGUEL TORGA.

Houve “visitas guiadas”, previamente preparadas por alguns alunos, apresentações orais de trabalhos sobre os contos “Nero”, “Mago”, “Tenório”, “Jesus”, “Cegarrega”, Ladino” e “ O Senhor Nicolau” da obra Bichos, bem como a resolução de guiões de observação da exposição.

Em suma, a exposição MIGUEL TORGA – O Escritor e a Obra resultou na partilha de um conjunto variado de materiais versáteis e facilitadores das aprendizagens dos alunos.

E não é exatamente para isso que se organiza uma exposição?


































Mago, óleo s/tela de ZAUG
O Senhor Nicolau, óleo s/ tela de ZAUG

Ladino, óleo s/tela de ZAUG

Jesus, óleo s/tela de ZAUG



















terça-feira, março 22, 2022

«Quantas fronteiras teremos de cruzar para chegar a casa?»

 






LER um LIVRO sem palavras?...


Foi a este desafio que mais de 150 alunos animadamente responderam, ao longo das sessões dinamizadas, no âmbito da(s) Semana(s) da Leitura, pela Biblioteca Escolar.


A proposta inicial era perceber que razões levariam um improvável e surpreendente grupo de animais, vestidos como gente, carregando uma escassa bagagem em pequenos sacos, a caminharem juntos, apreensivos e expectantes.


Que força tão irresistivelmente os uniria?...


A seca, uma inundação, a falta de alimentos, o medo, a necessidade de sobrevivência, a guerra, a vontade de viver?…


E que levaria consigo cada um de nós se fizesse parte deste grupo? 


Água, comida? A família, os amigos? Fotografias preciosas, memórias felizes, a dignidade?


Estavam lançados os dados para a leitura da fabulosa e muito recente obra MIGRANTES, "livro silencioso" de Issa Watanabe


E como souberam responder a este desafio os alunos do 5.º B, 5.º C, 5.º E, 6.º A, 7.º A, 8.º D e 9.º D, reforçando a nossa convicção de que, nestes conturbados tempos, incertos e cinzentos, mais do que nunca, importa que a escola proponha aos seus alunos caminhos que os ajudem na LEITURA DO MUNDO.


Na impossibilidade de deixar aqui registada a riqueza e variedade das leituras apresentadas e discutidas, transcrevemos apenas excertos da avaliação da obra que alguns dos alunos mais jovens registaram:


«No livro Migrantes, um grupo de animais, sempre unidos pela vontade de viver, é perseguido pela morte e pela vida


«Alguns disseram que este livro não é para crianças, já outros defenderam que é um livro para todas as idades. Eu digo que recomendo o livro Migrantes, pois podemos aprender muito com ele.»


«O livro Migrantes fala de um grupo de animais que representam pessoas a fugir da morte. Muitos morreram no caminho, mas eles tiveram de continuar. Pode parecer assustador, mas, para mim, é um livro para todas as idades.»


«Neste momento, este livro é conhecido, pois há muitas pessoas a sofrerem e ele ajuda-nos a perceber a realidade.»




Deixamos aqui o eloquente registo do interesse e entusiasmo com que alunos do 5.º ao 9.º ano de escolaridade souberam LER este LIVRO SEM PALAVRAS!