terça-feira, março 22, 2022

«Quantas fronteiras teremos de cruzar para chegar a casa?»

 






LER um LIVRO sem palavras?...


Foi a este desafio que mais de 150 alunos animadamente responderam, ao longo das sessões dinamizadas, no âmbito da(s) Semana(s) da Leitura, pela Biblioteca Escolar.


A proposta inicial era perceber que razões levariam um improvável e surpreendente grupo de animais, vestidos como gente, carregando uma escassa bagagem em pequenos sacos, a caminharem juntos, apreensivos e expectantes.


Que força tão irresistivelmente os uniria?...


A seca, uma inundação, a falta de alimentos, o medo, a necessidade de sobrevivência, a guerra, a vontade de viver?…


E que levaria consigo cada um de nós se fizesse parte deste grupo? 


Água, comida? A família, os amigos? Fotografias preciosas, memórias felizes, a dignidade?


Estavam lançados os dados para a leitura da fabulosa e muito recente obra MIGRANTES, "livro silencioso" de Issa Watanabe


E como souberam responder a este desafio os alunos do 5.º B, 5.º C, 5.º E, 6.º A, 7.º A, 8.º D e 9.º D, reforçando a nossa convicção de que, nestes conturbados tempos, incertos e cinzentos, mais do que nunca, importa que a escola proponha aos seus alunos caminhos que os ajudem na LEITURA DO MUNDO.


Na impossibilidade de deixar aqui registada a riqueza e variedade das leituras apresentadas e discutidas, transcrevemos apenas excertos da avaliação da obra que alguns dos alunos mais jovens registaram:


«No livro Migrantes, um grupo de animais, sempre unidos pela vontade de viver, é perseguido pela morte e pela vida


«Alguns disseram que este livro não é para crianças, já outros defenderam que é um livro para todas as idades. Eu digo que recomendo o livro Migrantes, pois podemos aprender muito com ele.»


«O livro Migrantes fala de um grupo de animais que representam pessoas a fugir da morte. Muitos morreram no caminho, mas eles tiveram de continuar. Pode parecer assustador, mas, para mim, é um livro para todas as idades.»


«Neste momento, este livro é conhecido, pois há muitas pessoas a sofrerem e ele ajuda-nos a perceber a realidade.»




Deixamos aqui o eloquente registo do interesse e entusiasmo com que alunos do 5.º ao 9.º ano de escolaridade souberam LER este LIVRO SEM PALAVRAS!








































2 comentários:

  1. Sempre a entusiasmar os alunos com novos e interessantes desafios, a partir dos livros. Que bela forma de educar! Para a leitura e para a cidadania. Muitos parabéns!

    ResponderEliminar