terça-feira, junho 01, 2010

O PRODIGIOSO DOM DA ALEGRIA QUE MORA NAS CRIANÇAS…

No dia 26 de Maio, pelas 14 horas, a Biblioteca do Agrupamento recebeu a visita de 45 alunos do 4.º ano da EB1 de Almas de Freire. À espera deles encontravam-se a Inês Simões, a Patrícia Henriques e o Pedro Silva, alunos do 9.º ano e excelentes leitores de contos. Começaram por se apresentar aos colegas mais novos e estes, por sua vez, responderam prontamente a todas as questões que lhes foram colocadas.
A excelente leitura dramatizada do conto “O vampiro que bebia groselha”, de Luísa Ducla Soares, permitiu-nos conhecer a invulgar e edificante história de vampirinho e toda a sua vampiresca família.


António Torrado foi o autor de três outras magníficas narrativas contadas pelos três magníficos: “A minha rica lã” (a história de uma inconsolável ovelha que exige de volta a sua lã), “À roda da Lua” (a proveitosa demonstração de como, há muitas e muitas centenas de anos, os velhos e sábios mandarins estiveram quase, mesmo quase a ir à Lua) e “Bolacha Maria” (o drama de uma bolacha Maria que, descontente com a sua sorte, exigia ser tratada por Dona Maria Emília de Melo e Sousa Trigo de Reboredo Farinha).


O conto O rapaz que tinha medo, escrito por Mathilde Stein e ilustrado por Mies van Hout, foi-nos dado a conhecer pelo professor Nelson, um exímio contador de histórias. Com ele, rimos e tememos o pior… Felizmente, o final desta deliciosa história mostra-nos que do outro lado do medo fica a liberdade e que nos cabe a nós procurá-la.



Os alunos de Almas de Freire quiseram, então, trocar presentes. Uma das turmas apresentou a belíssima declamação de três poemas. A outra turma, igualmente inspirada, ofereceu a todos um momento único: a Maria João Silva cantou o poema por si musicado “Canção da Estrada Larga” (da obra Espanta-Pardais, de Rosa Colaço) e toda a turma a acompanhou.
Foi um momento mágico!

Sem comentários:

Enviar um comentário