segunda-feira, março 28, 2011

A POESIA FEZ COMPANHIA

«No Clube de Leitura, os alunos do 6.ºD foram convidados a festejar o Dia Mundial da Poesia 2011 declamando poemas fora da escola, junto da comunidade envolvente.

Escolheram autores e o seleccionado foi Violeta Figueiredo.

Seleccionaram vários poemas do livro Fala Bicho e prepararam a sua leitura expressiva. Ensaiaram uma dança ao som da canção «Ser Poeta» (poema de Florbela Espanca, música de Luís Represas) e uma canção sobre Coimbra, com letra e música da autoria dos alunos, sob orientação dos professores de Área de Projecto.

Os vários poemas escolhidos foram fotocopiados em dezenas de folhas, com as quais fizeram rolinhos que foram atados com fitas coloridas e colocados em vários sacos.

Orientados pelas professoras Sónia e Ana Isabel, a seu tempo tudo ficou pronto e eis que a tarde do dia 21 de Março chegou e com ela a oportunidade de estes alunos mostrarem o resultado do seu trabalho feito em equipa e a de proporcionarem momentos diferentes na vida de alguém que não conheciam.

Entrados no autocarro, a primeira paragem foi na Casa do Juiz. Numa sala ampla, cheia de luz natural, cerca de três dezenas de idosos e pessoal do lar, confortavelmente sentados, esperavam estes alunos. Depois de umas palavras de saudação e de introdução ao tema, seguiu-se a actuação, sempre com muitos aplausos. Um dos residentes do lar também disse um poema, que guarda na memória desde a sua infância. No final, antes de um lanchinho, distribuíram rolinhos de poesia e deram e receberam muitos beijinhos. Depois dos agradecimentos e das despedidas, nova viagem até à Aldeia da Graça de São Filipe.

Neste lar, os alunos também foram acolhidos de forma calorosa e repetiram a actuação com muito entusiasmo. A acústica da sala permitiu uma boa audição às mais de duas dezenas de pessoas, residentes neste lar, que mostraram bem o quanto lhes agradaram os momentos de prazer proporcionados por estes meninos e meninas. Acabada a actuação, distribuíram os rolinhos de poesia e fizeram as despedidas. A Direcção deste lar valorizou a iniciativa e agradeceu. Depois de um breve lanche foi o regresso à escola.

Para todos fica a promessa de que para o ano haverá um novo Dia Mundial da Poesia! »

Nota: Este texto foi redigido pela aluna Zara Nunes, do Curso EFA 2 (Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade), que, sob orientação da professora Raquel Ferrão, acompanhou os alunos do 6.º ano nesta visita realizada no Dia Mundial da Poesia.


Sem comentários:

Enviar um comentário