Mensagens

A mostrar mensagens de janeiro, 2025

UMA HISTÓRIA SOBRE A DIFERENÇA...

Imagem
   As turmas do 5.º A, 5. B, 5.º C, 5.º D e 5.º E, numa sessão que tiveram na Biblioteca Escolar, conheceram, entre outras obras, O Aquário , que nos conta a aventura de um grupo de peixinhos “vestidos de gente”, que vivem num aquário (fantástico mundo em miniatura...), protagonizando uma história sobre a diferença, o preconceito, a discriminação e a descoberta da aceitação e do respeito pelo outro. Entusiasmados pela leitura desta primorosa obra de João Pedro Mésseder , os alunos do 5.º E , sob a orientação da docente Diana Carvalho , nas aulas da disciplina de Português , criaram um novo “aquário”, repleto de peixinhos da autoria de cada um dos alunos da turma, propondo cada um deles uma definição de amizade. No dia 30 de janeiro , Dia da Não Violência Escolar e da Paz , quiseram oferecer à Biblioteca da Escola o fantástico trabalho que laboriosamente elaboraram. MUITO OBRIGADA E MUITOS PARABÉNS, MENINOS DO 5.º E e PROFESSORA DIANA!

Concurso "HÁ POESIA NA ESCOLA" | 16.ª Edição | 2024-25

Imagem
Como é já do conhecimento de todos, com o objetivo de promover hábitos de leitura e de escrita, desenvolvendo o gosto pela  poesia  entre os alunos dos diferentes ciclos de ensino, a Rede de Bibliotecas de Coimbra promove, uma vez mais, o concurso  « HÁ   POESIA  NA ESCOLA» , este ano com o tema  «CAMÕES, 500 ANOS DEPOIS!» . De acordo com o   Regulamento , os trabalhos deverão ser enviados por  e-mail , em formato  word , até ao dia  21 de fevereiro ,  para o seguinte endereço: beicastro@aecoimbraoeste.pt Os  ficheiros digitais  deverão conter o  nome do concorrente, ano/turma e estabelecimento de ensino . Ficamos à espera dos textos poéticos de  todos aqueles que queiram   participar neste novo  desafio . Muito obrigada, desde já, pela participação!

« BUÉ RUPESTRE... BUÉ MEGALÍTICO »

Imagem
  Está patente na Biblioteca uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos do 7.º ano, turma E, intitulada " Bué Rupestre...Bué Megalítico ", no âmbito da disciplina de História . Para a presente atividade, a professora Sandra Correia desafiou os alunos para a elaboração de um trabalho prático sobre arte rupestre e arte megalítica , inserido no período da Pré-História, tendo como objetivo desenvolver competências de reflexão, criativas, espírito crítico, bem como compreender a relevância da arte como forma de comunicação e expressão para os primeiros seres humanos e a sua importância na vida e evolução do ser humano .

DESAFIO CONCELHIO DE LEITURA | 2.ª EDIÇÃO | 2024-25 | PROVA ESCRITA ESCOLAR

Imagem
  A Câmara Municipal de Coimbra, através da Biblioteca Municipal, em colaboração com a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e a Coordenação Interconcelhia da RBE, promove, no ano letivo de 2024/2025, a 2.ª edição do Desafio Concelhio de Leitura - Dar Voz aos Alunos . Esta iniciativa, com o objetivo de estimular hábitos de leitura e desenvolver competências de expressão escrita e oral, tem como destinatários os alunos do 1.º ao 12.º ano de escolaridade, divididos em 4 faixas etárias, de acordo com os diferentes ciclos de ensino (1.º Ciclo, 2.º Ciclo, 3.º Ciclo e Secundário). Obras selecionadas: 2.º CEB Uma Questão de Cor |   Ana Saldanha   3.º CEB O Conto da Ilha Desconhecida |   José Saramago   Os alunos dos 2.º e 3.º Ciclos realizarão a Prova Escrita Escolar no dia 22 de janeiro , quarta-feira , pelas 14h00 .  Na EB 2.3 Inês de Castro , a realização da Prova Escrita terá lugar na Biblioteca e salas do Bloco A.
Imagem
  Na disciplina de Geografia , os alunos do 7.º A, 7.º B, 7.º C, 7.º D e 7.º E , no âmbito do estudo da localização relativa , foram desafiados pela docente Marta Lebre, elemento da equipa da BE, a construírem rosas-dos-ventos em material reciclável . A exposição dos trabalhos teve lugar junto à biblioteca escolar e insere-se nas iniciativas comemorativas dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões , poeta português que escreveu Os Lusíadas , cuja ação central é a descoberta do caminho marítimo para a Índia  por  Vasco da Gama , à volta da qual se vão evocando outros episódios da  História de Portugal , glorificando o  povo português . Sabemos hoje que o domínio de diferentes instrumentos de orientação e localização cartográfica foram determinantes para que os nossos navegadores tivessem sido pioneiros na época dos Descobrimentos. Não será por acaso que, em Lisboa, uma rosa-dos-ventos ornamenta o terreiro de acesso ao Padrão dos Descobrimen...
Imagem
  A equipa da Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste deseja a toda a comunidade educativa um Feliz Ano Novo.