Biblioteca Viva

sexta-feira, 13 de abril de 2018

MARÇO, MÊS DE LEITURA (S)



ENCONTRO COM O ESCRITOR

ALEXANDRE PARAFITA





    A obra de Alexandre Parafita, autor com experiência no jornalismo, docência, investigação e ensaísmo, faz parte do PNL, integrando manuais escolares de vários níveis de ensino.

      No dia 6 de março, os alunos do 6.º D, cuidadosamente preparados pela professora Otília Mignon, foram conhecer este escritor, levando-lhe, como generoso presente, a leitura dramatizada de um texto coletivo, elaborado a partir de uma recolha de textos do autor.
      Portaram-se muito bem na apresentação deste trabalho, o qual agradou visivelmente ao autor!
      MUITOS PARABÉNS A TODOS!



OLIMPÍADAS DA ORTOGRAFIA


      Numa articulação entre a Biblioteca e as docentes da disciplina de Português do 2.º Ciclo, realizou-se, na manhã do dia 7 de março, na Biblioteca Escolar, a 2.ª Fase das Olimpíadas da Ortografia 2017-18.
          Muitos parabéns a todos os participantes!
          Muitos parabéns aos vencedores!


RESULTADOS FINAIS - 5.º ANO

1.º LUGAR

F. M. D.

5.º E

N.º 7

2.º LUGAR

B. S. D. C.

5.º C

N.º 2

3.º LUGAR

G. M. L.

5.º D

N.º 7


RESULTADOS FINAIS - 6.º ANO

1.º LUGAR

C. R. M. M.

6.º A

N.º 5

2.º LUGAR
(ex aequo)

A. S. B. F.

6.º B

N.º 1

2.º LUGAR
 (ex aequo)

E. R. C. A.

6.º A

N.º 7




«LER CINEMA na BIBLIOTECA»



        Nos dias 8 e 13 de março, os alunos do 8.º A, 8.º C e 8.º D, com a calorosa orientação da professora Teresa Paula Lopes, «leram cinema», numa atividade resultante da articulação entre o Plano Nacional de Cinema, as disciplinas de Português, Educação Visual e a Biblioteca Escolar.
        A surpreendente e desafiante viagem proposta aos alunos passou pelo visionamento de pequenos filmes de animação como Out of the Box, Man, Happiness, Delivery, The Legend of the Crabe Phare e Piper. E que belas leituras os alunos deles fizeram...


O TEATRO VEIO À BIBLIOTECA!




        No dia 12 de março, os alunos do 6.º A, 6.º B, 6.º C, 6.º D, 6.º E e 6.º F tiveram oportunidade de assistir ao divertido espetáculo «OS PIRATAS», encenado pela companhia de teatro «Caixa de Palco», a partir da obra homónima de Manuel António Pina.
        No final da sessão, os alunos que ainda não tinham tido oportunidade de ler a obra mostraram-se muito motivados para enfrentar essa tarefa.
        Que boa forma de promover a leitura!


       A nossa Biblioteca recebeu ainda a visita do espetáculo «O PRÍNCIPE NABO», baseado na obra homónima de Ilse losa e encenado pela companhia de teatro AtrapalhArte.




       Cheios de entusiasmo, os alunos do 5.º A, 5.º B, 5.º C, 5.º D e 5.º E, que  em breve irão estudar este texto dramático nas aulas, aplaudiram a inspirada e refrescante leitura da obra que lhes foi apresentada... 

























      Março foi, de facto, um mês de boas leituras!




Sem comentários:

Enviar um comentário