quinta-feira, abril 14, 2011

CONTRA A INDIFERENÇA

Nos dias 5 e 6 de Abril, a nossa Escola recebeu a visita do Dr. Paulo Pereira, director técnico do Centro Porta Amiga da AMI (Assistência Médica Internacional), em Coimbra. Coube aos alunos do 9.º A, B e C acolher a simpatia, a experiência, o poder de comunicação e a autenticidade de quem, diariamente, dedica a sua vida aos outros e, numa enriquecedora conversa, deu a conhecer esta organização humanitária, destinada a intervir em situações de crise e emergência e a combater o subdesenvolvimento, a fome, a pobreza, a exclusão social e as sequelas da guerra em qualquer parte do mundo.
Divulgando os objectivos globais do Departamento de Acção Social da AMI a que pertence (promover e facilitar a inclusão social de grupos com dificuldades de inserção geradoras de fenómenos de pobreza persistente), o Dr. Paulo Pereira alertou consciências, falando-nos dos tempos que correm, das gravíssimas doenças que a indiferença e a intolerância constituem e do estado de vulnerabilidade social e ambiental em que todos vivemos.

Para ilustrar o muito que se disse, nada melhor do que a simplicidade do vídeo com que inspiradamente as 3 sessões terminaram:

3 comentários:

  1. Quero uma vez mais dar os parabéns pela inicativa da biblioteca da escola sede do Agrupamento principalmente pela importância civica que tem trabalhar estes temas com os alunos.
    Quero também enviar um forte abraço a todos os alunos que, de uma forma empenhada e inteligente, comigo estiveram a reflectir sobre questões demasiado importantes do nosso Mundo e às quais não podemos ficar alheios.
    Quero ainda enviar um abraço especial à professora Ana Isabel pela iniciativa e, principalmente, pelo dinamismo e pela visão que tem da escola do presente e que coloca ao serviço da comunidade escolar prestando assim também um serviço de toda a comunidade escolar e, penso, apontando algum do caminho da escola do futuro que urge existir.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada, Paulo, por ser o exemplo vivo da generosidade e entrega de que podem ser feitos os nossos dias!

    ResponderEliminar
  3. Os 2r3a ( Ana Valente , Andreia Caetano , André Dias , Ricardo Costa e Rute Ferreira ) agradecem a disponibilidade do Dr.Paulo :)
    Como tínhamos dito , muito em breve iremos à AMI ajudar no que for preciso .
    Qualquer coisa ligue para 913428219 / 916596633 / 914348385 / 915471630

    Beijos e abraços *

    ResponderEliminar