14 de MARÇO | DIA INTERNACIONAL DA MATEMÁTICA

 


A UNESCO, na sua 40.ª Conferência, realizada em 26 de novembro de 2019, proclamou o dia 14 de MARÇO como o DIA INTERNACIONAL DA MATEMÁTICA, tendo sido celebrado pela primeira vez no ano de 2020.

No âmbito do tema escolhido para este ano – “Matemática, Arte e Criatividade”, os alunos do 6.º Ano, num projeto interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Matemática e Educação Visual, produziram trabalhos fantásticos, que, presentemente, se encontram expostos ao lado da Biblioteca.

Alguns trabalhos reconstituem, de forma bem apelativa, a história do Pi, outros dão-nos a conhecer o inestimável trabalho dos matemáticos da Grécia Antiga, como Arquimedes, que, no séc. III a. c., chegou ao valor de Pi, obtendo-o ao desenvolver os estudos sobre a circunferência iniciados, anos antes, por Euclides de Alexandria, “pai da Geometria”, que ensinava na famosa Biblioteca de Alexandria, um dos maiores centros do conhecimento do mundo antigo.

Outros alunos dedicaram-se a observar, com toda a atenção, o Património de Coimbra, nomeadamente o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, a Igreja de Santa Cruz, o “Paço das Escolas” e a Torre da Universidade de Coimbra, a Sé Nova, o Portugal dos Pequenitos ou a Ponte Pedonal Pedro e Inês, tendo verificado que “encontramos elementos geométricos em todos os edifícios ao nosso redor”, concluindo que “A MATEMÁTICA ESTÁ PRESENTE NO NOSSO QUOTIDIANO, BASTA ESTARMOS ATENTOS!”.

A este propósito, importa recomendar a leitura atenta da surpreendente e originalíssima obra PEQUENO LIVRO DE DESMATEMÁTICA, de Manuel António Pina, disponível na nossa biblioteca, na qual podemos ler, deliciados e divertidos, "A  triste história do zero poeta", "A história de um 1" ou a "A história infinita do Pi".



Comentários

Mensagens populares deste blogue

88 PALAVRAS PARA CONTAR UMA HISTÓRIA de NATAL...

UM CASTANHEIRO CONTA ÀS OUTRAS ÁRVORES A HISTÓRIA DA SUA VIDA...

Participação no concurso de escrita criativa "E SE EU FOSSE UM PEIXE?"