FEVEREIRO FOI MÊS DOS AFETOS


Os alunos do 5.º ano, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais e sob orientação da docente Jacinta Pires, pesquisaram, pesquisaram, pesquisaram... e descobriram que, no reino animal, existem muitas espécies, com hábitos muito diferentes, entre eles os rituais de acasalamento. Existem espécies que lutam, algumas dançam, outras cantam, havendo mesmo as que produzem verdadeiras obras de arte. Há um pequeno peixe de 12 centímetros, por exemplo, que passa entre 7 a 9 dias a fazer grandes círculos ornamentados, até 2 metros de diâmetro, com conchas e corais, no fundo do mar. As fêmeas, depois, examinam os círculos feitos pelos machos e decidem se gostariam ou não de acasalar com os seus criadores. Por seu lado, algumas aves, como o rouxinol e o sabiá, usam o canto para impressionar a fêmea, obtendo o macho que tenha o canto mais bonito sérias hipóteses de conquistar a sua parceira.

Estas e muitas outras informações fazem parte dos trabalhos elaborados pelos alunos com o tema «OS ANIMAIS TAMBÉM NAMORAM!», juntando-se, assim, a um conjunto de iniciativas que pretenderam celebrar fevereiro como o mês dos afetos, entre as quais as das áreas disciplinares de Espanhol e Educação Visual, «Abanicos de Amor y de Amistad», e as da Biblioteca Escolar, cuja equipa selecionou textos poéticos alusivos ao amor, de variados autores de língua portuguesa,  e expôs um conjunto de obras sobre a temática. 

Ainda neste âmbito, o Clube de Leitura preparou cuidadosamente a declamação de poemas como "Amor é fogo que arde sem se ver", "Aquela cativa", "Verdes são os campos" e "Não sei se me engana Helena", de Luís Vaz de Camões, poeta de quem, presentemente, celebramos os 500 anos. As sessões decorreram num cenário inspirador, emoldurado por uma exposição de «Histórias de Amor contadas em 77 palavras e sem a letra A», nascidas de um Desafio de Escrita Criativa.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

88 PALAVRAS PARA CONTAR UMA HISTÓRIA de NATAL...

UM CASTANHEIRO CONTA ÀS OUTRAS ÁRVORES A HISTÓRIA DA SUA VIDA...

Participação no concurso de escrita criativa "E SE EU FOSSE UM PEIXE?"