segunda-feira, abril 13, 2020

HÁ DIAS ASSIM...


Nestes penosos dias de medo e cansaço, há quem resista e seja bem a prova de que cada ser humano tem em si, como recentemente escreveu José Tolentino Mendonça, um “mapa que cruza o pó da terra com o pó das estrelas”…

Ontem, dia de Páscoa, chegaram-nos dois textos verdadeiramente extraordinários: o de uma atual aluna da escola e o de uma Encarregada de Educação de dois antigos alunos, incansável colaboradora e amiga da nossa Biblioteca.

Muito, muito obrigada!



George Dunlop Leslie

 “O conhecimento vem dos livros”, é o que dizem as mães, mulheres desde pequeninas, curiosas desde o ventre. Ler sempre originou essa curiosidade, e elas ouviam a sua matriarca dizer palavras sábias e nítidas, perguntando-se de onde vinham.
A pequena filha, que criança já não queria ser, perguntou sobre livros, à sua mãe.
A mãe, professora lisonjeada, sorriu-lhe e disse, pegando no seu livro favorito:
- Pequena mulher, tu que descobres o mundo, vem descobri-lo, pela minha voz.
Leonor N.




João Fazenda

O Mundo existe e vive lá fora realidades diferentes, distantes e dissociadas dos meus mundos, aqueles que vivo em cada livro que leio e devoro.
Vivências só minhas. 
São os meus mundos.
Refugio-me em cada um deles. São as suas cores, magias e emoções, vivas ou cinzentas, que me fazem ser mulher livremente.
Ler é isso. Transporta-nos para outros mundos e faz as pontes para o nosso "EU", no mundo real, que começa quando fechamos o livro.

Isabel Guilherme





Sem comentários:

Enviar um comentário